dez
21

E A CHACINA NO COMPLEXO DO ALEMÃO?

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Olinda     Tags

“Um fracasso”. É assim que relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre execuções extrajudiciais, Philip Alston, define a invasão policial do Complexo do Alemão, no Rio de janeiro, ocorrida em junho de 2007. A operação tinha o objetivo de libertar favelas do controle do tráfico.
O resultado da ação policial foi 19 pessoas mortas e pelo menos nove foram feridas pelos policiais. Laudos produzidos por especialistas indicados pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República revelaram fortes indícios de ‘execuções extrajudiciais’.
De acordo com os laudos, dos 19 mortos, 14 tinham ferimentos provocados por balas nas costas. Seis vítimas apresentavam tiros na cabeça e na face. Cinco vítimas tinham sinais de tiros dados à queima roupa. A polícia, por sua vez, apreendeu duas metralhadoras, seis pistolas, três fuzis e 300 quilos de drogas.
“O número de pessoas mortas foi superior ao de armas apreendidas e, no dia seguinte, havia apenas uma presença mínima da polícia na favela. Uma óbvia lição é que uma operação policial para retirada de organização criminosa de uma área específica deve, em seguida, contar com uma presença policial duradoura”, argumenta Alston em relação aos resultados da estratégia adotada pelas autoridades de segurança pública no Complexo do Alemão.

Envie um comentário

Redes Sociais:

Manu

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: