dez
22

CONSTANTINO ESCOLHEU A DATA

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Olinda     Tags

O nascimento de Jesus Cristo passou a ser comemorado no dia 25 de dezembro quando, por uma questão política, o imperador romano Constantino procurou resgatar a unidade religiosa do povo que governava.
Constantino aproveitou a difusão do cristianismo para controlar o império. Além de “criar” o Natal cristão, o imperador também estabeleceu os costumes e rituais da Igreja Católica Romana, criada no Concílio de Nicéia em 325 d.C., passando o dia de celebração do sábado para o domingo. Além disso, a Igreja Romana assimilou muitos costumes de outros povos que o império dominava, como conta Henry Bettenson em seu livro Documentos da Igreja Cristã.
O que ocorre é que em outras culturas, anteriores a Jesus Cristo, 25 de dezembro era marcado como o dia do nascimento de deuses, geralmente ligados ao Sol. Na definição da Enciclopédia Barsa, o Natal é uma data “fixada no ano de 440, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia”.
Estas festas estão relacionadas às estações do ano. O culto pagão Natalis Invistis Solis (nascimento do Deus Sol Invencível), ao Deus Mithra, da Pérsia, do qual Constantino era sumo sacerdote, é celebrado nesta data, porque do dia 24 para o 25 acontece a passagem do Solstício de Inverno para o Equinócio de Primavera nos países do Hemisfério Norte.
Durante o período do Solstício de Inverno, os dias são curtos e frios porque, desta perspectiva, o Sol se move durante seis meses para o sul e fica mais fraco. Ao nascer do dia 25, ele se move um grau, mas, desta vez, para o norte, trazendo dias mais longos e quentes e, claro, a primavera com suas flores, a colheita, o acasalamento dos animais e todo o culto em torno da fertilidade.
Os solstícios são as posições da Terra em relação ao Sol. Entre eles há os Equinócios de Primavera e Outono, que ocorrem quando os dois hemisférios ficam dispostos simetricamente em relação ao Sol, que sempre foi motivo de culto e adoração em inúmeros povos.

Envie um comentário

Redes Sociais:

Manu

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: