out
29

ENEM: AINDA DÁ TEMPO DE REVISAR CONTEÚDO DAS PROVAS

AuthorPostado por: Paulo Fernando    Category Em: Sem categoria     Tags


Nestes dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é possível fazer uma última revisão do conteúdo. Moderação, no entanto, é palavra de ordem. O aluno deve se concentrar no básico e jamais tentar correr atrás do conteúdo perdido. Se ele não seguir essa dica vai se desgastar e não conseguirá se concentrar nos exames. Para aqueles que não conseguem ou não querem diminuir o ritmo, filmes e músicas são uma ótima opção para rever parte de conteúdo. 

Justamente por não terem caráter pedagógico as obras permitem aos estudantes fazer uma reflexão mais aprofundada sobre uma série de temas. Em geral, as questões do exame não são conteudistas. Por outro lado, exigem muito dos candidatos a habilidade de interpretar textos. Os enunciados são longos e as provas, recheadas de gráficos para análise. 

Muitos filmes podem servir como material de estudo. Entre eles, não só os que abordam temas específicos sobre o conteúdo exigido, como “O ano em que meus pais saíram de férias”, que trata do período da ditadura militar no País, ou “Arquitetura da destruição”, que traz uma análise sobre o nazismo, mas também aqueles que tratam de assuntos em pauta, como “Pro dia nascer feliz” ou “Quanto vale ou é por quilo?”, que passeiam por abordagens ligadas ao preconceito e à educação. Esses filmes podem servir como fonte de argumentos para que os alunos trabalhem com a questão das cotas, tanto as raciais quanto as sociais.

Livros, jornais e revistas também podem estar nos roteiros de estudos. São recursos que podem, inclusive, ajudar os alunos na prova de redação, seja na formulação dos argumentos seja enriquecendo o vocabulário. Alunos que têm uma visão geral sobre o que está rolando na mídia terão muito mais recursos para se dar bem nas provas. 

O Enem será realizado em todo o País no próximo fim de semana. No sábado, os candidatos fazem as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, é a vez das provas de Linguagens e Códigos e de matemática, além da redação. Nesta edição, o exame recebeu 5.790.989 inscritos.

Fonte: Agência Estado

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: