mar
29

BLOGUEIROS DISCUTEM DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos, Olinda, Sem categorias     Tags

Blogueiros de municípios de todas as regiões de Pernambuco estiveram em Olinda nesse final de semana. Não vieram, exatamente, para conhecer as belezas naturais da cidade ou andar pelas ladeiras e ruas estreitas onde acontece um dos maiores carnavais do Brasil. O motivo era outro: os 222 produtores de conteúdo para mídias digitais, ativistas digitais e outros profissionais ligados à área de comunicação se reuniram na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade e primeira Capital Brasileira da Cultura para discutir temas de interesse para a blogosfera nacional e que há algum tempo já vem sendo discutidos numa instância maior pela Comissão Nacional da Blogosfera.

ablogO 3º Encontro de Blogueiros e Produtores de Conteúdo para Mídias Digitais de Pernambuco (3º Blogger-PE) aconteceu nos dias 27 e 28 de março, no auditório da Faculdade Aeso/Barros Melo, no bairro de Jardim Brasil. Durante os dois dias, os profissionais discutiram assuntos relacionados à regulação econômica da mídia, a luta pela democratização da mídia, mídia democrática e internet própria, marco civil da internet, comunicação pública em Pernambuco e no Brasil, além da reforma política no país.

O evento teve momentos de exposições intensas e discussões acaloradas, sobretudo por conta da partidarização de algumas discussões e a intervenção de militantes partidários e sindicais, ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), ao PT e ao PCdoB, ocorridos no primeiro dia do evento.

Mas o 3º Blogger-PE serviu, principalmente, para unir os blogueiros e mantê-los mobilizados nas lutas pela construção de uma política pública para o setor e a democratização das verbas publicitárias. Os dirigentes da Associação de Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), organizadora do evento, fizeram questão de ressaltar a necessidade dos ativistas continuarem cobrando da comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) mais celeridade na tramitação do projeto de lei 2.164/14, de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), que determina percentual não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três poderes para as mídias alternativas.

Eleição – O 3º Blogger-PE também contou com discussões administrativas, numa plenária exclusiva no final do evento. Foram tirados encaminhamentos para a Caravana do Plip das Mídias Digitais, realizada a votação de resoluções da AblogPE e criação dos Núcleos Regionais e eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e coordenadores de Núcleos Regionais. Lissandro Nascimento  (presidente) e Lúcio Cabral (vice) irão comandar a AblogPE no período de 2015-2017.

Envie um comentário

Redes Sociais:

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: