abr
1

TRADIÇÃO: CARETAS VÃO ÀS RUAS DE ARARIPINA PEDIR ESMOLAS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags

CARETAS
Ontem (31), três dias antes da Sexta-feira da Paixão, os “Caretas”, do município de Araripina (Sertão do Araripe), sairam pelas ruas da cidade pedindo esmolas. O objetivo é arrecadar alimentos, bebidas e dinheiro para o desjejum do Sábado de Aleluia.
A história dos “Caretas” e esta ação realizada durante a Semana Santa é conhecida em toda a região: há mais de um século, sempre três dias antes da Sexta-feira Santa, homens e mulheres saem vestidos a caráter, com máscaras, chicotes e chocalhos e partes do corpo pintado. 
Tudo que eles arrecadarem, até a próxima quinta-feira, dia 02 de abril, será utilizado para o desjejum, no Sábado de Aleluia. Do final da noite do próximo sábado (04) para a madrugada do Domingo de Páscoa, os Caretas irão realizar a tradicional brincadeira de Malhação do Judas, em que um boneco representando Judas é espancado com porretes de madeira.
Os participantes ainda convidam quem passa pelo local para fazer parte do festejo. Mas para isso é preciso passar por um corredor feito pelos Caretas, em que usam chicote para assustar quem tenta pegar os alimentos.
De acordo com a prefeitura da cidade, não há nenhum registro oficial sobre a origem dos Caretas. A lenda que corre no município de Araripina é que a manifestação popular surgiu na época da escravidão, quando, próximo ao Carnaval, os escravos se vestiam para cultuar os deuses e também assustar os filhos dos senhores de engenho.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: