abr
4

MALHAÇÃO DE JUDAS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Artigos     Tags

judas

Sebastião Breguez – Doutor em Comunicação

A queima ou malhação do Judas acontece agora, com o fim da Quaresma. É uma manifestação folkcomunicacional importante no calendário da cultura popular brasileira. O povo brasileiro, através dos elementos da sua cultura, expressa sua crítica social na política ou em algum aspecto da sociedade brasileira.

Historicamente é uma tradição do folclore brasileiro introduzida pelos portugueses desde a colonização. É realizada sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes. Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia. 

Na verdade, o povo procura queimar a figura de algum traidor do país – pode ser político, empresário, jogador ou juiz de futebol. Este ano temos vários candidatos. Dilma, Lula, Graça Foster e outros são fortes candidatos no imaginário popular. Claro que há influência da mídia (principalmente a TV), que manipula as informações e conduz a visão do povo em algum sentido, real ou falso. 

Fonte: http://frevosebatuques.blogspot.com.br/2015/04/malhacao-de-judas.html

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: