abr
13

MORRE EDUARDO GALEANO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Sem categorias     Tags

galMorreu esta manhã, vítima de um câncer de pulmão, o escritor uruguaio Eduardo Hughes Galeano, de 74 anos. O falecimento ocorreu por volta de 9h, em Montevidéu (Uruguai). Galeano é autor de mais de quarenta obras, mas a mais conhecida dos brasileiros e dos vizinhos sul-americanos é, com certeza, As veias abertas da América Latina”

As veias abertas da América Latina” foi publicado em 1971, numa época em que o continente era dominado por regimes militares totalitários de direita, apoiados pelos Estados Unidos. A obra, censurada e com publicação proibida, era lida e estudada clandestinamente pelos militantes de esquerda espalhados pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. O livro, segundo o próprio autor, “de texto árido”, faz análise da colonização e dominação europeia até o início do século XX.

O livro também argumenta sobre a exploração econômica e a dominação política do continente, inicialmente pelos europeus e no início do século passado pelos Estados Unidos. 

Eduardo Galeano, que na infância sonhava em ser jogador de futebol, era escritor, jornalista, historiador, ficcionista. A sua mais recente obra, “O filho dos dias”, foi publicada em 2012. Outros trabalhos seus também se destacam, como “O futebol ao sol e à sombra”, “Mulheres”, “As palavras andantes”, “Espelho – uma quase história universal”, “O livro dos abraços” e “Memórias do fogo”.

Foi editor do jornal semanal Marcha (início da década de 1960), editor do diário Época e editor-chefe do Jornal Universitário. Após o golpe de estado em 1973, Galeano deixou o Uruguai e foi viver na Argentina. Doze anos depois, quando voltou ao seu país, em 1985, fundou o semanário Brecha.

De acorco com o jornal Subrayado, Eduardo Hughes Galeano estava internado em um hospital em Montevidéu e morreu devido a complicações do câncer de pulmão, que já tinha sido tratado em 2007. 

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: