abr
22

SENADO APROVA VOTO DISTRITAL PARA ELEIÇÃO DE VEREADORES

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda, Política     Tags

Professor Marcelo Melo

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (22), o projeto que institui o Voto Distrital para a eleição de vereadores em municípios com mais de 200 mil eleitores. Em Pernambuco, serão atingidos, além do Recife, os municípios de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Caruaru.

No caso específico de Olinda, a cidade deverá ser dividida em 17 distritos (a Câmara Municipal tem 17 vagas de vereadores) e cada partido só poderia lançar um candidato por distrito. A ideia dos senadores é que a regra já passe a valer a partir da eleição de 2016. Ainda no caso de Olinda, que possui 312.958 eleitores, o TRE delimitaria e fixaria cada distrito, sendo que o maior distrito poderia ter cerca de 19.500 eleitores e o menor cerca de 17.500.

Um candidato em Olinda, considerando o índice de abstenção dos últimos pleitos, dificilmente seria eleito com menos de 5 mil votos. O projeto certamente diminuiria sensivelmente o número de candidatos, os custos das campanhas eleitorais e permitiria uma proximidade maior entre os eleitores e o eleito, o que facilitaria uma maior cobrança por parte da população aos seus representantes.

O projeto ainda deve ser avaliado pela Câmara dos Deputados. Vamos aguardar.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: