maio
17

VAI DE GLÚTEN? NÃO, OBRIGADO!

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags

gNeste domingo (17), comemora-se o Dia Internacional do Celíaco – doença autoimune e que caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. Afeta o intestino delgado e interfere diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água.

O único tratamento é a dieta isenta de glúten. Além dos celíacos, os intolerantes também precisam excluir total ou parcialmente os produtos com glúten da alimentação.

O glúten é uma proteína encontrada em produtos com trigo, aveia, centeio, cevada e malte na sua composição. Além disso, mesmo que um produto não contenha glúten, pode ter sido embalado no mesmo maquinário de um produto que o contenha e, dessa forma, deixa de ser permitido para celíacos, devido à contaminação cruzada. Por isso, a leitura de rótulos é primordial para céliacos e intolerantes.

Os sintomas apresentados pelos celíacos são diversos e muito desagradáveis. Mas o que acontece com os celíacos quando ingerem glúten?

O glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a digestão e a absorção dos alimentos. A má absorção torna-se um problema sério que resulta em perda de vitaminas, de minerais e de calorias.

Os sintomas vão desde problemas digestivos, como distensão abdominal, flatulência e prisão de ventre, até enxaqueca, dificuldade de concentração, fadiga crônica, problemas de pele, dores musculares e articulares.

A doença ainda não possui cura identificada.

Envie um comentário

Redes Sociais:

Manu

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: