maio
19

FESTIVAL DE XADREZ NAS ESCOLAS REÚNE 4.200 ESTUDANTES

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

xA Secretaria de Educação de Olinda está promovendo o Festival Itinerante de Xadrez nas escolas do município. O projeto tem a proposta de estimular a prática do esporte, que entre os benefícios facilita a concentração e a velocidade de raciocínio, através de uma abordagem interdisciplinar divertida. Cerca de 4.200 estudantes estarão participando do evento, até o final do ano.  

Cada escola recebe o evento por dois dias. Três etapas compõem o Festival: uma exposição sobre a história e a composição do jogo, com tabuleiros para jogar e em formato ampliado para funções didáticas, mapas com explicação de contexto histórico do jogo e jogos temáticos como, por exemplo, o exército grego contra o egípcio e uma cópia de resina das peças de Isla de Lewis, que é um jogo celta de mil anos atrás; uma oficina de confecção do jogo e formação com os professores para a continuidade da prática do esporte na unidade escolar. No final deste mês, as escolas também receberão coleções de livros infantis sobre Xadrez. 

O professor Pedro Botelho está à frente das palestras e orientações do Festival. Ele explica como tem sido a experiência. “O Xadrez ensina a tomar decisões. Este é o principal ponto que vejo nele: é o que devemos fazer na vida, ter responsabilidade sobre nossas escolhas. Mostrar isso às crianças faz a diferença. Para mim, o Xadrez é um meio. O objetivo é o aluno”, diz ele. 

Xadrez em Olinda – O esporte é trabalhado, no município, desde 2010. Durante este tempo, mais de 7 mil estudantes já aprenderam o esporte.  O interesse tem, também, se multiplicado com participação cada vez maior dos estudantes. Além disso, muitos alunos estão multiplicando essa prática, ensinando xadrez para seus familiares, em casa.

Envie um comentário

Redes Sociais:

Manu

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: