maio
28

AMEAÇADA DE DESABAMENTO, IGREJA CONTINUA INTERDITADA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

bf

Patrimônio histórico de Olinda, a Igreja do Bonfim segue desde 2012, sob o risco de desabamento, interditada pela Defesa Civil e sem previsão para início de obras estruturais. Desde a quinta-feira passada (21), expectativas se instalaram com um caminhão de mudanças que retirava as relíquias do endereço. No entanto, de acordo com publicação na fanpage do Facebook “Antes que suma”, através de denúncia da usuária Christiani Gondim, o recolhimento e a catalogação dos bens é, sobretudo, medida de garantia diante das condições degradantes do imóvel, que pode cair a qualquer momento.

Situada em área de preservação, no sítio histórico de Olinda, reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a reforma da Igreja passa por entraves burocráticos. Embora a Prefeitura de Olinda afirme não ter responsabilidade sobre qualquer igreja da Cidade — com a exceção da São Sebastião — se prontificou em ajudar com o escoramento da torre, entre outros pequenos serviços estruturais. No ano da interdição, a Prefeitura de Olinda publicou no Diário Oficial do município uma dispensa de licitação para uma obra emergencial de R$ 28 mil na Igreja.

O padre Alessandro Corazza, vigário da Paróquia de São Pedro Mártir, questionou a ausência do Iphan no financiamento das obras, que conta com recursos da Prefeitura e do PAC. Segundo a publicação da internauta, a entidade fez vistoria recente na edificação, mas até então não há sinalização da recuperação da igreja. Procurado nesta quarta-feira (27) pela reportagem do FolhaPE, o superintendente do IPHAN em Pernambuco, Frederico Faria Neves Almeida, afirmou que só poderia se pronunciar sobre o caso nesta quinta (28).

A Secretaria de Patrimônio e Cultura afirma que quase todo o processo com o arquiteto contratado para a restauração está encaminhado, faltando somente a assinatura do projeto executivo. Ainda, o pároco diz que as reformas devem iniciar neste ano, mas sem previsão. “Já está tudo aprovado, mas ainda não sabemos”.  

Fonte: Folhape

1 Comentário to “AMEAÇADA DE DESABAMENTO, IGREJA CONTINUA INTERDITADA”

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: