maio
29

ESPAÇO CIÊNCIA TERÁ ATIVIDADES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

Como você viveria com meio litro de água por dia? O planeta Terra terá os mesmos recursos naturais daqui a 50 anos? Questões como estas serão discutidas durante a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá no Espaço Ciência (Complexo de Salgadinho – Olinda) entre os dias 01 a 03 de junho e no dia 05. Instituições parceiras como o Greenpeace, Asa Indústria, Fafire e Horto de Dois Irmãos também participarão do evento com atividades para o público.

Destaque para o protesto “Lixo no Manguezal. É seu?” que vai expor o lixo retirado do manguezal Chico Science para chamar a atenção da população sobre a poluição no planeta. Da próxima segunda-feira (01) até a quarta-feira (03), haverá exibição de vídeos, circuito ambiental e nove oficinas científicas.

Na sexta-feira, dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação contará com oficinas e a participação de alunos da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra com palestras educativas sobre o reuso da água. Todas as atividades são gratuitas.

Programação Semana do Meio Ambiente – 01 a 03 de junho

Greenpeace
Desmatamento Zero – Exibição de vídeos da campanha “Desmatamento Zero” e recolhimento de assinaturas para a criação de um projeto de lei. Os participantes desta oficina deverão levar camisas brancas ou claras para a confecção de uma camisa estilizada.

Multiplicadores Solares – Exibição de vídeos sobre a temática e demonstração de utensílios solares seguida de uma oficina de forno e fogão solares. Para esta atividade os participantes devem trazer caixas de papelão e papel alumínio.

ASA Indústria Ltda. – Coleta seletiva de óleo vegetal. Apresentação do “Programa Mundo Limpo, Vida Melhor”, explicando aos visitantes o que é e a sua responsabilidade socioambiental para com a comunidade com um “mini laboratório” demonstrando os processos que o óleo vegetal passa quando chega à fábrica até a sua utilização na fabricação do sabão. Explicar os impactos ambientais advindos do descarte inadequado do óleo, como estes podem ser mitigados, como é feito a coleta e acondicionamento do óleo para que seja reaproveitado.

Circuito Ambiental – Será realizado um conjunto de jogos compondo o circuito ambiental na Semana do Meio Ambiente (turno da tarde), envolvendo crianças na faixa etária de quatro aos 16 anos de idade.
Ensino infantil: Game Ambiental
Ensino Fundamental: Horta Ecológica
Ensino Médio: Lixo, e eu com isso?

Horto de Dois Irmãos – Demonstração de algumas espécies de animais do Horto, abordando temas como cuidados com a fauna e a flora dos ecossistemas do planeta e como ajudar a preservá-los para as futuras gerações.

Vamos morar em Marte? – A ideia de transformar um planeta consiste em transformar um corpo celeste (planeta, asteróides ou satélite natural) em um ambiente receptivo à vida, como o encontrado na Terra. Isso poderia ser feito por meios artificiais que transformariam a atmosfera e o ambiente deste corpo celeste.

Brinquedos Ecológicos – A oficina irá abordar a importância da reciclagem para o meio ambiente, incentivando a utilização de materiais que iriam para o lixo para a montagem de brinquedos.

Brincando de Reciclar – Será abordada a importância da reciclagem nos dias atuais e a compreensão da coleta seletiva e para que ela serve, utilizando figuras ilustrativas para melhor fixação do tema.

O que tem no meu prato? – Transgênicos são alimentos modificados geneticamente. Esse procedimento pode ser feito até mesmo entre organismos de espécies diferentes (inserção de um gene de um vírus em uma planta, por exemplo). A manipulação dos transgênicos causa diversos impactos negativos tanto para a agricultura, como para a saúde do homem.

Indicadores de Vida – A oficina traz como proposta o estudo dos efeitos causados em um ecossistema onde se encontram bioindicadores. A forma como seres vivos podem influenciar na vida de outros seres presentes no mesmo ecossistema será o assunto abordado. Estudar causas e consequências, tentando estimular a compreensão e o desenvolvimento crítico dos participantes sobre o assunto é de extrema importância, pois eles terão uma nova visão da educação ambiental.

Tubarões x Humanos – Quem é o vilão? O tubarão é um peixe cartilaginoso que há mais de 400 milhões de anos habita os oceanos do planeta. Sua fama de predador voraz alimentada pela mídia acaba ofuscando a importância que esse animal tem para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e a manutenção da vida. A oficina possibilitará aprender curiosidades sobre o tubarão.

Desconforto Ambiental – Conforme as cidades vão se expandindo, ilhas de calor também tendem a ficar mais intensas. Este fenômeno não causa apenas desconfortos adicionais; suas temperaturas mais elevadas, a falta de sombra e seu papel no aumento da poluição do ar têm sérios efeitos sobre a mortalidade e saúde da população. Nesta oficina será analisada a diferença entre temperaturas nos locais, proporcionando um debate entre os alunos.

Energia sustentável com algas – O intuito da oficina é apresentar uma nova alternativa de geração de energia elétrica renovável e produção de biocombustível, visando um melhor custo-benefício quando comparado com os atuais processos de produção.

Sensores e sentidos – Serão abordadas as formas de sensibilidade dos animais e como utilizam o mesmo princípio em aplicações variadas no nosso dia a dia, explicando tanto a função de cada sentido e sua utilidade para o animal, como a utilidade e as funções em que são empregados os sensores que serão mostrados.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: