jun
16

AUMENTAM 30% CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA EM PERNAMBUCO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

O Estado de Pernambuco registrou aumento de 30% no número de casos de sífilis congênita – quando há transmissão de mãe para filho na gestação. Os dados dizem respeito aos anos de 2013 a 2014 e revelam alta de 950 para 1.235 nas notificações. Desse total, 70% estão concentrados em oito municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Goiana e Paulista.

Na próxima segunda-feira (22), serão estabelecidas metas e ações voltadas para cada uma dessas cidades. Entre os desafios a serem superados, está a resistência de alguns profissionais da Atenção Primária para realizar o tratamento com a penicilina benzatina, antibiótico mais apropriado para a cura eficaz. Os desafios foram discutidos na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Há também a necessidade da ampliação do acesso e ações para a população sexualmente ativa. O Ministério da Saúde disponibiliza o teste rápido, que é fácil de ser feito. Com a descentralização é possível testar um maior número de pessoas e, nos casos que dão reagentes, pode-se confirmar com o teste de VDRL, que é o teste de sangue.

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida principalmente na relação sexual desprotegida. Se a gestante não trata a doença, pode infectar o bebê ainda na barriga, que pode ocasionar aborto ou malformação no feto. 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: