jun
20

CRECHE INCENTIVA CRIANÇAS À LEITURA COM LIVROS INFANTIS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

 

lerAs crianças da Creche Bartolomeu Aroucha, em Jardim Atlântico (Olinda), estão aproveitando mais uma atividade pedagógica. A Biblioteca Conta Comigo intensificou as atividades do projeto de contação de histórias, que leva o mesmo nome, da professora Rosa Maria da Fonseca Oliveira, conhecida por apresentar o universo da literatura infantil às crianças, se fantasiando e as fantasiando com os personagens dos livros.  Os livros infantis são voltados à faixa etária de 3 a 5 anos de idade e atendem a cerca de 80 crianças, na creche.

A biblioteca conta, ainda, com uma gibiteca e um videoteca. Pais e voluntários, juntamente com a comunidade escolar, participam das atividades. “Nosso objetivo é quebrar os paradigmas sobre a biblioteca como um lugar inacessível. A intenção é fazer a criança manusear o livro e sentir o interesse pela leitura”, explica a professora Rosa Oliveira. Por serem muito pequenos, é através das imagens que as crianças vão fazendo a interpretação das histórias. “Isso é muito importante para a criatividade deles. Não é uma simples união de sílabas ou leitura de frases sem uma conexão ou sentido”, diz a professora.

Outro detalhe do projeto é o trabalho realizado juntamente aos familiares, com o empréstimo dos livros às crianças para as leituras acontecerem, também, em casa. “É a representação do aconchego, da presença, do cuidado com a alma de quem amamos. Assim, eles começam a escrever a própria história, eles passam a ter identidade própria na autonomia de pegar um livro. Muitos passam a fazer comparações das suas histórias com as histórias dos livros. Assim, eles vão aprendendo a transformar”, explica a professora Rosa.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: