jun
22

QUATRO CASOS DE ZIKA VÍRUS EM PERNAMBUCO; DOIS EM OLINDA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

Confirmados quatro casos do vírus zika em Pernambuco: dois em Olinda (um homem de 19 anos e outro homem de 61 anos), um em Jaboatão dos Guararapes (mulher de 24 anos) e um no Recife (criança do sexo feminino, de 13 anos). As comprovações foram dadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência nacional, localizado em Belém (PA).

Onze casos (exames) estavam sendo investigados. Sete foram descartados e quatro deram positivo para a enfermidade. Todas as notificações ocorreram na primeira quinzena do mês de março, quando os pacientes tiveram manchas vermelhas pelo corpo, febre, coceira e dor nos olhos, articulações e no corpo, sintomas também característicos dos casos de dengue.

zO zika é uma doença viral aguda, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (que transmite a dengue e a febre chikungunya)e caracterizada pelo aparecimento de manchas avermelhadas pela pele, febre, dores articulares ou musculares, dor de cabeça, coceira. Os sintomas desaparecem entre o terceiro e o sétimo dia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), geralmente não há complicações graves e não há nenhum registro de mortes. A taxa de hospitalização é baixa. Segundo o Ministério da Saúde, na literatura, 80% dos casos das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas.

O diretor geral de Controle de Doenças e Agravos da SES, George Dimech, afirma que, por ainda não haver um protocolo nacional específico para vigilância e tratamento do zika no Brasil, a recomendação para os médicos é continuar notificando os casos suspeitos como dengue e fazer o tratamento como determina o manejo clínico dessa doença. Ainda segundo ele, a diferença é que, dentre elas, a dengue é a única que mata, por isso a necessidade de sempre suspeitar dessa enfermidade.

No Brasil, há confirmações de zika em Alagoas, na Bahia, no Rio Grande do Norte, Maranhão, Roraima, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os casos foram comprovados pelo Instituto Evandro Chagas.

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: