jun
27

JORNAIS E TVs DE PERNAMBUCO IGNORAM ATENTADO A BLOGUEIRO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Policial     Tags

edSe a solidariedade ao blogueiro Edmilson “Ed” Soares de Oliveira, a cobrança junto às autoridades e a preocupação com as liberdades de opinião e expressão dão o tom do discurso da blogosfera pernambucana, os veículos da imprensa tradicional se omitiram quase por completo com relação à violência praticada contra o blogueiro. 

Esta é avaliação conjunta feita pela Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) e pelo site OmbudsPE, do Centro de Cultura Luiz Freire.

Ed Soares, 37 anos, foi vítima de um atentado à bala, na noite do último dia 17, na porta da sua residência, no município de Barreiros. O blogueiro é conhecido pela fiscalização que faz do poder público e por denunciar a precariedades nos serviços oferecidos à população.

As edições impressas do Diário de Pernambuco e do Jornal do Commercio dos dias 18 e 19 de junho não noticiaram o caso ou sequer registraram uma nota nas suas colunas sobre o ocorrido. O mais próximo que chegaram foi noticiar, na edição de quinta-feira do DP, o adiamento do julgamento dos três policiais militares acusados pelo assassinato do radialista e vereador de Carpina, Jota Cândido. Mas nem o fato de já se passarem dez anos desde o crime, nem o “sumiço” dos registros das ligações telefônicas realizadas pelos réus – provas que poderiam ligá-los aos vinte tiros disparados na execução do comunicador – foram capazes de fazer o jornal ir além da nota, com quase 80 palavras, colocada no canto da página A7.

A exceção sobre o atentado a Ed Soares, porém, fica por conta de uma única matéria publicada no site do JC. O texto omite o teor do trabalho de Ed em seu blog e, assim, não se tem qualquer referência que permita ao leitor conceber a possível motivação política do crime. A perspectiva de “crime comum” ainda é corroborada, na matéria, pelo destaque a um vídeo do deputado federal Daniel Coelho (PSDB), o qual exibe sua fala de um minuto, feita no plenário da Câmara dos Deputados, em que se apresenta o caso como consequência da criminalidade que assola a região.

Até mesmo os programas policialescos produzidos pelas emissoras de TV locais, que fazem da violência a sua razão de existência, demonstraram uma estranha apatia frente à tentativa de assassinato de Ed Soares. Nos trechos dos telejornais disponibilizados pela internet, apenas no Bronca Pesada, apresentado por Josley Cardinot, foi encontrada uma menção ao caso. O famoso apresentador, tão experiente em explorar crimes com potencial de repercussão, dá a notícia com uma frieza atípica, sem mudar o tom da voz. Em cerca de vinte segundos, diz que o blogueiro sofreu um atentado em frente à sua casa e está no Hospital da Restauração. Não há matéria sobre o caso, somente a usual sonoplastia de tiros e sons de veículos em arrancada.

O comportamento dos veículos de comunicação citados não condiz com o tratamento que merece o fato. Sequer há demonstração do interesse das editorias em repercutir junto à opinião pública a ocorrência do atentado, ato que se apresenta como a quase consumação do extremo a que podem chegar as várias ameaças dirigidas a comunicadoras e comunicadores: a execução de pessoas para que não falem sobre o que devem, e têm o direito, de falar.

Ed Soares divulga em seu blog as raras informações sobre os fatos sociais e políticos das cidades que estão fora (mas não tão distantes) dos grandes centros urbanos brasileiros. Algo que tende a se tornar cada vez mais escasso frente à incessante concentração da propriedade dos meios de comunicação do País sob o domínio de poucas e grandes empresas.

Diante de uma violação tão grave de direitos, à expressão e à vida, a continuidade da omissão da grande mídia pernambucana frente ao caso só tende a apurar a impressão de hipocrisia nos seus discursos quando provocada a se pronunciar sobre direitos e democracia. A liberdade da imprensa pernambucana é, sim, limitada. Mas o é pelo próprio condicionamento que lhe impõem seus proprietários, comprometidos com os fatos que convém aos seus interesses econômicos e políticos.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: