jul
7

DESABASTECIMENTO NA FARMÁCIA DE PERNAMBUCO CHEGA A 42%

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags

Uma audiência pública na sede da promotoria de Saúde do Recife, na tarde de ontem (06), indicou que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) terão que apresentar um cronograma para regularizar o estoque de medicamentos da Farmácia de Pernambuco. Atualmente, a unidade amarga 42% de desabastecimento de remédios, que vão desde insulina até drogas para transplantados.

tfSegundo a promotora Ivana Botelho, a situação da farmácia já foi alvo de um inquérito civil em 2012 e voltou a ser colocada na vitrine agora. A promotoria vem recebendo desde o início de 2015 várias queixas sobre a falta de medicação e o consequente problema de descontinuidade de tratamentos.

O novo encontro entre o Estado e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) será no próximo dia 14 de julho. Ivana Botelho informou que em outro momento será tratado junto a SES e PGE o plano de judicialização de remédios. A secretaria alega que boa parte dos problemas enfrentados para a compra de medicação advém do custo extra para a compra de drogas conseguidas por meio judicial, mesmo fora das obrigações do SUS.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece, por meio de nota, que monitora, permanentemente, o estoque da Farmácia de Pernambuco para que não haja descontinuidade do tratamento dos pacientes. O desabastecimento de alguns produtos é causado por diversos fatores, que vão desde o atraso na entrega por parte dos distribuidores, que descumprem acordos com a SES, até a demora para a conclusão de licitações, devido ao esvaziamento de processos por parte das empresas.

Atualmente, são cerca de 39 mil pessoas atendidas pelo programa, um aumento de 260% em relação a 2007, e um portfólio de 235 tipos de medicamentos, em 354 apresentações diferentes. Os usuários recebem seus medicamentos em 29 unidades instaladas em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e também do Interior.

Fonte: FolhaPE

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: