jul
7

VILA ISABEL HOMENAGEIA MIGUEL ARRAES NO CARNAVAL DE 2016

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

arraia

Alexandre Acioli

Divulgado na tarde de ontem (06), pelo Grêmio Recreativo e Escola de Samba (GRES) Unidos de Vila Isabel, o enredo (juntamente com a logomarca) para o desfile do Carnaval 2016, na Marquês de Sapucaí: “Memórias do ‘Pai Arraia’ – Um sonho pernambucano, um legado brasileiro”. É uma homenagem ao ex-governador de Pernambuco por três vezes (1963-1964, 1987-1990 e 1995-1999), Miguel Arraes de Alencar.

Os dirigentes e carnavalescos da agremiação carioca, da Boulevard Vinte e Oito de Setembro, irão apresentar a sinopse do enredo na noite do próximo dia 17 de julho, durante um evento que será realizado exclusivamente para a imprensa e convidados, no Restaurante Baião de Dois, no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Campo de São Cristóvão s/n – Pavilhão São Cristóvão), no bairro de São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ).

A escolha do enredo, de autoria do presidente de honra da escola azul e branco, Martinho da Vila, é para homenagear o ex-governador pernambucano no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento (15 de dezembro de 1916). Mas uma vez, o público no sambódromo vai conhecer um pouco mais da história recente da política em Pernambuco. Claro que também serão mostradas um pouco da nossa identidade cultural.

“O enredo não é apenas biográfico. Vai muito além de uma homenagem a um político. Vai mostrar a força da cultura popular em um projeto de país que pregava a superação da miséria pela conscientização das populações mais carentes, que teve a liderança de Arraes e a atuação de artistas e intelectuais como o educador Paulo Freire e o escritor Ariano Suassuna, entre outros”, ressalta o responsável pelo desenvolvimento do enredo, o carnavalesco Alex Souza.

A Unidos de Vila Isabel vai abrir a segunda noite de desfiles das agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na Sapucaí (Sambódromo), na segunda-feira de Carnaval (dia 08 de fevereiro) em 2016. 

logoClassificação – A Unidos de Vila Isabel foi fundada em 1946. Em sessenta e nove anos de história e muito samba, conquistou cinco campeonatos: 1979 (Grupo 1B), 1988 (Grupo Especial), 2004 (Grupo de Acesso), 2006 e 2013, no Grupo Especial.

No desfile deste ano de 2015, a escola azul e branco da Boulevard Vinte e Oito de Setembro, não teve uma boa performance no Grupo Especial. Ficou na 11ª colocação, apresentando o enredo “O Maestro brasileiro está na terra de Noel, a partitura azul e branca, da nossa Vila Isabel”, dos carnavalescos Gilsinho e Max Lopes.

No ano anterior (2014), os carnavalescos Cid Carvalho e Gilsinho também não conseguiram empolgar os jurados e a escola amargou um 10º lugar, com o enredo “Retratos de um Brasil plural”. Em 2013, foi campeã especial, com tema “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – Água no feijão que chegou mais um”.

No Carnaval de 2012, a azul e branca conquistou o 3º lugar, com o enredo “Você samba lá …. Que eu sambo cá! O canto livre de Angola”. Em 2011, 2010 e 2009, a escola de samba ficou no 4º lugar, anos em que foi á Sapucaí com os enredos “Mitos e histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo”, “Noel: a presença do poeta da Vila” e “Neste palco da folia, minha Vila anuncia: Theatro Municipal, a centenária maravilha”, respectivamente.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: