jul
28

EDUCAÇÃO COMEMORA 10 ANOS DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

*Clara Albuquerque 

O Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente Professora Norma Coelho, em Olinda, é a unidade mais antiga com a sala especializada em Eventos, onde será realizada uma festa de comemoração para pais e estudantes, na próxima quinta-feira (30), a partir das 14h, sob o tema “A Importância do Atendimento Educacional Especializado para o Desenvolvimento da Aprendizagem do(a) Estudante com Deficiência”. 

O evento receberá pais, estudantes e professores e promoverá uma série de palestras e atividades relacionadas ao tema da inclusão, com destaque para o trabalho realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado da Rede que, este ano, completa dez anos. O Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente Professora Norma Coelho funciona na Avenida Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos.

Na ocasião, a professora mais antiga da rede municipal de ensino de Olinda neste trabalho, Adriana Rodrigues Cunha, fará uma explanação de como foi o início e o desenvolvimento deste trabalho que é realizado, individualmente, com cada estudante no contraturno escolar. O evento conta, também, com a participação da psicopedagoga e estudiosa de trabalhos voltados para a área de Inclusão, Mércia Melo.

Representando o Grupo de Estudo dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (GETID) da Associação dos Amigos Autistas (AMA), a presidente da instituição, Ana Cláudia Albuquerque, também vem conversar com pais e professores sobre o trabalho desenvolvido das salas.

“É uma data que merece ser lembrada, comemorada e discutida dentro do trabalho que viemos desenvolvendo na Educação. Temos profissionais que vêm desempenhando um maravilhoso trabalho com os estudantes, portanto, é também um momento para prestigiá-los. Continuamos a seguir nossa proposta de uma gestão escolar democrática, onde a contribuição dos pais e da comunidade escolar é fundamental neste processo”, diz o secretário de Educação interino de Olinda, André Cândido.

Inclusão – No decorrer desses dez anos, a educação do município já atendeu mais de 150 estudantes através das 15 Salas de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado da Rede. Vinte e seis profissionais estão envolvidas neste trabalho que compreende atendimento individual aos estudantes, duas vezes na semana, no contraturno escolar. Dependendo da especificidade de cada um, é possível realizar atividades em grupo.

As profissionais das Salas de Atendimento Educacional Especializado trabalham com intervenções e avaliações pedagógicas. As atividades realizadas com os estudantes são lúdicas e têm a pretensão de estimular a criatividade e, especialmente, a percepção, já que, na cidade, a maioria dos estudantes são diagnosticados com dificuldades cognitivas. Com os que possuem surdez ou cegueira, as atividades estão ligadas à oralidade e à escrita. Deste trabalho já derivaram projetos culturais como o Batuque Legal, grupo de percussão formado por estudantes do Caic.

Para ingressar nas salas multifuncionais o estudante precisa apresentar o parecer da escola e o laudo médico com o seu diagnóstico. Cada estudante possui um plano de ação pedagógico especializado, construído pelas professoras, de acordo com sua necessidade e alinhado ao Projeto Político Pedagógico da escola. Dentro deste trabalho, os pais ou responsáveis dos estudantes, também, recebem orientações e apoio em horários semanais específicos.

*Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de Olinda

 

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: