jul
30

OLINDA JÁ TEM SETE PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITURA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

Marcela Balbino, repórter do Blog de Jamildo

Com o fim do mandato do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), após 16 anos de gestão do PCdoB, a Prefeitura de Olinda entra na mira de pelo menos sete pré-candidatos, quatro deles que, nas últimas eleições, integravam o arco de aliança dos comunistas.

Considerada cidade dormitório, Olinda convive com baixa arrecadação e acumula problemas estruturais e sociais. O mau desempenho de Renildo nas urnas em 2012 – teve 102 mil votos, enquanto brancos e nulos somaram 105 mil – abre janela para a fragmentação da base aliada.

Apesar do desgaste eleitoral, o PCdoB quer manter o projeto político. Nome natural dentro do partido, a deputada federal Luciana Santos, que antecedeu Renildo por oito anos, é cautelosa ao tratar o assunto. “No momento, Renildo é o principal condutor da situação. Estamos muito centrados e focados em trabalhar pela nossa cidade e na gestão, com muita paciência, observando as candidaturas que estão sendo colocadas. Sabemos que o cenário muda muito em relação ao ambiente nacional”, afirma a parlamentar, recém-empossada na presidência nacional da sua sigla.

Quanto à fragmentação das alianças, ela diz que o PCdoB sempre trabalhou para governar com muitas forças, esforço que será repetido em 2016. Com a ajuda do ex-governador Eduardo Campos (PSB), Renildo obteve em 2012 uma frente com 20 partidos, entre eles PSB, PT e PPS, que hoje reavaliam a posição e ensaiam lançar candidatos próprios.

Partidos – A deputada estadual Teresa Leitão é o nome mais cotado para o enfrentamento no caso dos petistas. E não esconde a pretensão: é dura nas críticas e aponta erros administrativos e políticos na atual gestão. “Estou conversando com todas as forças do PT. Acredito que o partido tem que marcar posições, porque as próximas eleições serão difíceis, mas não podemos nos encolher”, grifou, acrescentando que vai debater com todas as instâncias partidárias a tese de candidatura própria. “Se for necessário falo até com Rui Falcão (presidente nacional da sigla), Dilma ou Lula”.

acQuem também tenta se cacifar para a disputa é o advogado Antônio Campos, irmão de Eduardo Campos. Membro da Executiva do PSB, ele transferiu o título de eleitor para o município e começa a consolidar o projeto eleitoral. Tem o desafio de se tornar conhecido do eleitor. De olho nisto, comemorou o seu aniversário, em junho, na cidade, além de conversar reservadamente com lideranças.

“São evidentes os sinais que de Olinda precisa de mudança. A própria mídia tem mostrado enormes desafios que a atual gestão enfrenta: obras inacabadas, infraestrutura precária, saúde, cultura e educação com graves problemas. O modelo de gestão da cidade, aplicado há quase duas décadas, chegou a um momento de exaustão. É visível um enorme desejo no sentido de se resgatar a esperança dos olindenses por dias melhores”, disse o advogado, por e-mail. Ao mesmo tempo, diz que as eleições municipais serão abordadas no momento certo.

Correm por fora, ainda, o PMDB – aliado do PSB no plano estadual – e o PV – que já lançou como candidato o médico Gustavo Rosas. Os peemedebistas têm dois nomes fortes: o deputado Ricardo Costa e Izabel Urquisa. Esta última é filha da ex-prefeita Jacilda Urquisa e, em 2012, conquistou o segundo lugar na eleição, com 40% dos votos.

Com a convenção do PMDB, Costa afirma que o partido busca protagonismo e vai analisar o lançamento de candidaturas próprias. “Nosso nome está colocado dentro do partido para que seja feita a avaliação. Estamos preparados. O PCdoB tem um protagonismo de quem está no poder há mais de 15 anos, mas a gestão está mal avaliada e criticada pela população, o que deixa o partido vulnerável na próxima disputa. Mas ainda temos um ano pela frente”, avalia.

Já o PPS lançou a pré-candidatura do ex-vereador socialista, João Luiz. De acordo com a presidente estadual da sigla, Débora Albuquerque, Olinda é uma das prioridades e a postulação faz parte da estratégia de lançar candidatos a prefeito em cidades importantes do Estado.

Fonte: Blog de Jamildo

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: