ago
4

CERTIDÃO CIVIL PODE SER SOLICITADA EM QUALQUER CARTÓRIO DO ESTADO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags

Os pernambucanos agora têm mais facilidade para o acesso aos registros civis. A  solicitação das certidões pode ser feita de qualquer cartório do Estado, independentemente de onde o registro tenha sido feito. O benefício se tornou possível com ação da Corregedoria Geral de Justiça do Estado, que implantou Central de Informações do Registro Civil, que obriga todos os cartórios de Pernambuco a se integrar à Central.

As certidões solicitadas ficarão disponíveis para o usuário no prazo de 30 dias, podendo ser materializadas em qualquer cartório vinculado à Central. O serviço estará disponível através do pagamento do boleto, que terá seu valor em concordância com a Tabela de Custas e Emolumentos do Estado.

De acordo com o corregedor geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Eduardo Paurá, a Central de Registro foi criada com o objetivo de tornar mais racional, econômico e desburocratizado o acesso da população aos documentos, que são públicos por direito. Em Pernambuco, 177 dos 280 cartórios já aderiram à Central.

A Central de Pernambuco se liga às centrais dos demais estados brasileiros, que se unem na Central Nacional de Informações do Registro Civil, instituída pelo CNJ. Com isso, os cidadãos brasileiros poderão acessar seus registros de qualquer cartório do País, após a integração total, prevista já para o final deste ano. A Central Nacional facilitará também o acesso dos órgãos públicos aos documentos. 

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: