ago
17

OLINDA NÃO TEM COMPROMISSO COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Policial     Tags , ,

Nesta segunda-feira, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Talvez, para o olindense, hoje seja um bom momento para a reflexão sobre a falta de preservação dos casarios, igrejas, fontes e fortes, entre outras peças que compõem o acervo histórico da cidade. Mesmo com o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982, o município não tem honrado o compromisso de preservação de toda a sua riqueza patrimonial.

Em 2013, a cidade sofreu a ameaça de perder o título. O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) relatou em ofício várias irregularidades no processo de preservação e manutenção dos imóveis que estão dentro do perímetro de tombamento e encaminhou para a Unesco. O documento apontava que, dentre outras, até a fachada de um sobrado utilizado pela própria prefeitura evidenciava modificações, além de sujeira e vandalismo em peças arquitetônicas do Sítio Histórico.

No entanto, preservar e cuidar da manutenção do patrimônio histórico e cultural de Olinda não é apenas papel dos gestores municipais. Deve ser também um compromisso dos cidadãos. Sujar, pichar, jogar lixo nas ruas e reformar casas sem a preocupação com a originalidade das construções são alguns dos crimes cometidos contra o patrimônio.TOZANa mesma época, outro ofício também foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) para investigar a omissão por parte da Prefeitura da cidade, o que constituiria crime de improbidade. Entre os exemplos de descasos já citados no Blog da Oposição está a Bica do Rosário, no Bonsucesso, um dos locais utilizados pelo órgão como exemplo de depredação no relatório de 2012, e que até hoje continua sempre pichado e cheio de lixo.

É preciso cobrar das autoridades, mas cada um precisa também fazer sua parte, para que Olinda continue preservando sua história, atraindo visitantes e fortalecendo a economia movimentada pelo turismo.

Fonte: Blog da oposição de Olinda

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: