ago
21

OLINDA ESTÁ AMEAÇADA DE PERDER TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

OLINDA

Olinda voltou à mira do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), sob a alegação de ameaça ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade. O órgão instaurou, ontem (20), um inquérito civil para investigar o sistema de preservação adotado no município. Entre os apontamentos está a descaracterização de imóveis, falhas na gestão urbana, assim como a falta de controle da ocupação comercial na área tombada.

amparo2A sujeira e o vandalismo encontrado em equipamentos históricos também norteiam a decisão. Foi estabelecido um prazo de 15 dias para que seja apresentada uma posição. Para a Prefeitura, as denúncias são vistas como infundadas. Já aos olhos de moradores e visitantes, a manutenção ainda deixa a desejar.

A medida considera dados de três auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), nos anos de 2006, 2010 e 2014. Os documentos traziam recomendações administrativas que, segundo a indicação, não foram cumpridas. “Não temos informação de qualquer iniciativa de acompanhamento do patrimônio na cidade. Com o passar do tempo, várias instruções foram ignoradas e, aquelas supostamente cumpridas, não tiveram seus relatórios postos a público. São falhas que saltam aos olhos, sendo necessária uma atitude”, explicou a promotora de Justiça, Belize Câmara. Segundo ela, uma audiência de esclarecimento será promovida, estabelecendo padrões e metas de melhorias para a cidade.

Para o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan/PE), Frederico Almeida, existe um grande equívoco. “Temos visto ganhos significativos em Olinda, com obras avançando e mais de 14 projetos de requalificação em tramitação. Os problemas existem como em qualquer lugar, mas não há qualquer argumento técnico que possa embasar uma perda de titulo” afirmou.

O conteúdo do MPPE registra que no Setor Residencial Rigoroso, que corresponde a área mais antiga do Sítio Histórico, mais de 25% dos 646 imóveis apresentam fachadas descaracterizadas por uso de materiais incompatíveis com a sua identidade histórica.

O produtor Leo Antunes, 36, também assinala problemas. “Os pontos turísticos estão pichados e igrejas sofrem com o abandono. Em meio a um trânsito caótico, carros usam as ladeiras como alternativa, causando impacto nos imóveis. É preciso ter mais zelo”, opinou.Moradora da Cidade Alta, há mais de dez anos, a urbanista Maria Eugênia Lima, de 31 anos, lamenta a falta de diálogo. “Não existe a presença do poder público, disposto a ouvir a população. Enxergamos sempre medidas restritivas na hora de promover qualquer reforma, mas não existe preocupação em orientar os parâmetros. Apesar de tombada, a cidade é viva”, ressaltou.

BICAO secretário de Cultura de Olinda, Lucilo Varejão, informou que ainda não foi notificado oficialmente sobre o inquérito, mas já rebateu a posição do MPPE. “Temos um documento, emitido pela própria Unesco, que destaca a conservação de Olinda. Estamos entre as cidades-patrimônio mais preservadas do Brasil. Vejo tudo isto como uma provocação politica”, disparou. Segundo ele, um grupo de trabalho se reúne semanalmente para tratar do assunto.

Já o secretário de Planejamento e Controle Urbano, Estevão Brito disse que o trabalho vem sendo realizado. “Temos uma fiscalização intensa e vários proprietários respondendo judicialmente por intervenções desautorizadas. Problemas com o trânsito, pinturas, reformas e manutenção estão entre as nossas prioridades. Contudo, precisamos do apoio da população”, minimizou.

Fonte: Folhape

4 Comentários to “OLINDA ESTÁ AMEAÇADA DE PERDER TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE”

  • ALEXANDRE 21 de agosto de 2015 às 21:18

    HÁ TEMPO QUE OLINDA DEVERIA PERDER ESTE TÍTULO, POIS NOS ÚLTIMOS GOVERNOS QUE PASSARAM NÃO FOI FEITA UMA PRESERVAÇÃO DO CASARIO NELA EXISTENTE.
    POR ONDE SE ANDA PELO SITIO HISTÓRICO O QUE SE VER É DEGRADAÇÃO DE CASAS, RUAS E MONUMENTOS HISTÓRICOS.

  • UM EVENTO EM FAVOR DO TÍTULO DE PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE « Blog Olinda Hoje 23 de agosto de 2015 às 00:06

    […] Patrimônio Cultural da Humanidade e que é era motivo de orgulho para todos os olindenses, está ameaçada de perder o título da Unesco. Para tentar evitar que isso aconteça, o produtor cultural João de Moraes está […]

  • Olinda perde título de Patrimônio da UNESCO que será concedido ao bairro do Novo Recife | Diario Pernambucano - Falsiê, mas sem farsas. 25 de agosto de 2015 às 11:28

    […] voltou à mira do Ministério Público de Pernambuco e, agora de fato, perdeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido no ano de 1982 pela UNESCO. Entre as causas, está a descaracterização das fachadas do […]

  • Maria Helena Atroch 4 de fevereiro de 2016 às 22:32

    Como que uma cidade suja, onde o vandalismo impera,ruas cheias de buraco, quando chove alaga tudo, a ponto, de você não puder sair de casa.Nunca que essa cidade poderia ter o
    título de ‘PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE’ Só se for patrimonio do lixo e do descaso. lol

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: