ago
26

CRIME AMBIENTAL: LAGOA DE SANTA TEREZA ESTÁ SENDO ATERRADA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , , , ,

CMA

Cravada logo na entrada de Olinda, a Lagoa de Santa Tereza já foi um belo cartão postal e causava boa impressão a quem chegava à cidade. Hoje, a área está sendo lentamente aterrada, configurando crime ambiental. Diferentemente de outras cidades do país, que têm preservado e gerido espaços como este com mais atenção (em nome da defesa do meio ambiente ou simplesmente como opção de lazer para a população), a administração municipal faz questão de ignorar as irregularidades ali praticadas.

A Lagoa está situada numa Zona Especial de Proteção do Patrimônio Cultural (ZEPC) que, de acordo com a legislação municipal, é uma área destinada à preservação de valores culturais reconhecidos, tangíveis e intangíveis, assegurando a qualidade ambiental.

Mas o que está escrito não se cumpre. A lagoa é o retrato do abandono. Eram cerca de 3,5 hectares de lâmina d’água, mas hoje está reduzido praticamente à metade, por conta de dezenas de aterros e construções irregulares.

Quem passa pela Avenida Pan Nordestina já não vê mais a lâmina d’água. A vegetação de mangue outrora existente foi criminosamente derrubada, dando lugar para as descargas de restos de construção. A antiga paisagem foi tomada pelo mato e pelo lixo. Em alguns trechos existe até pequenos criatórios de animais. Estes são crimes ambientais que prefeitura de Olinda não vê, não interfere, nem pune.

Na área aterrada da lagoa existem currais, barracos, casas, borracharia, ferro-velho. Mas os invasores garantem nunca terem sido incomodados por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou da Secretaria de Planejamento e Controle Urbano, a  quem compete executar o controle e fiscalização do uso e ocupação do solo, segundo as diretrizes do Plano Diretor do município e disciplinar o uso do solo.

Fonte: Blog da Oposição

1 Comentário to “CRIME AMBIENTAL: LAGOA DE SANTA TEREZA ESTÁ SENDO ATERRADA”

  • Clara 23 de outubro de 2016 às 19:37

    É sabido o ano em que a lagoa foi conformada? (visto que ela é artificial)
    Obrigada!

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: