ago
30

PETISTAS DENUNCIAM MANIPULAÇÃO DO PCdoB NA CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE DE OLINDA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Política     Tags , , ,

Aos companheiros e companheiras que lutam por democracia e por um país mais justo!

Através dessa nota, a Pastoral da Juventude do Meio Popular e a Juventude Petista – ambas do município de Olinda – querem registrar o ato antidemocrático e antiparticipativo ocorrido na 4º Conferência Municipal de Juventude em Olinda, no dia 28 de agosto de 2015. Tal espaço, convocado pela Prefeitura de Olinda, que deveria ser um espaço de participação e diálogo das forças juvenis existentes no município, acabou se tornando um espaço unitário e repressivo, onde os delegados eleitos para representar a juventude de Olinda na conferencia estadual foram postos através de politicagem. A diversidade existente em nosso município não foi representada.

Construímos a conferência, integramos os espaços e na tiragem final de delegados, tínhamos o entendimento de que as entidades e organizações plurais deveriam compor democraticamente a delegação final que representaria o município, respeitando o tamanho das forças. Dos oito delegados da sociedade civil, queríamos que a JPT e a Pastoral tivessem ao menos um único representante de cada. Coisa mais natural num ambiente que se propõe dialógico e participativo.

Sem acordo , setores ligados ao PCdoB e à União da Juventude Socialista blocaram e praticamente elegeram todos os delegados, sem respeito à pluralidade de organizações que ali se encontravam na construção fraterna da conferência. Decidimos então nos retirar do processo de votação.

Questionaremos também à comissão estadual a presença de delegados do PSB que são da atual gestão e disputaram a vaga pela sociedade civil. Nos cabe exigir maior clareza, pois se há vagas reservadas aos representantes do poder público e da sociedade civil, que ambas sejam respeitadas.

A Pastoral da Juventude do Meio Popular e a Juventude Petista entendem que as conferências de juventudes são um espaço onde os jovens propõem ações concretas e políticas públicas que contemplem as diversas forças juvenis em nosso município e essas propostas sejam feitas por todos e assumida por todos. Com isso, garantindo a representatividade e a diversidade das Juventudes Olindenses.

Repudiamos veementemente esse ato que chamamos de antiparticipativo, que não representa as juventudes olindenses, não garante a diversidade e com isso não garante a democracia. Seguiremos na defesa intransigente da participação juvenil nos espaços de poder e iremos construir todas as etapas da conferência de juventude com ou sem delegação formal , pois não somos pautados apenas por cargos e espaços. Temos ideias e vontade de construção de política para nossa cidade, para o nosso Estado e para o nosso país.

29 de Agosto de 2015

Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP
Juventude Petista – JPT

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: