set
1

DEPUTADO QUER PROIBIR USO DO GLIFOSATO EM PERNAMBUCO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags , ,

gliO deputado Rodrigo Novaes (PSD) está engajado na defesa do seu projeto de lei que visa proibir a utilização do glifosato em Pernambuco. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse agrotóxico “provavelmente causa câncer em humanos.” O estudo foi realizado pela Agência Internacional de Combate ao Câncer (Iarc) e tem causado rebuliço em todo o mundo.

O glifosato é um dos herbicidas que mais tem causado danos ao meio ambiente e ao ser humano. É uma molécula química sintetizada, desenvolvida para matar qualquer tipo de planta, principalmente perenes. É o principal ingrediente do Roundup, herbicida da Monsanto. Em relação à saúde humana, o glifosato mimetiza certos hormônios. Pode entrar no cordão umbilical durante a gestação e afetar o desenvolvimento do feto. Além disso, ele é considerado um desruptor endócrino, ou seja, ele vai acionar genes errados, no momento errado, no órgão errado. 

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aprecia a matéria desde 2007, quando estudos realizados davam conta do mal que a substância causa. “O lobby da empresa fabricante é muito grande. É preciso mobilização. É notório o aumento dos casos de câncer no Brasil e em Pernambuco não é diferente. No interior, por exemplo, próximo às lavouras, é cada vez mais comum a doença em produtores e em suas famílias”, afirma Novaes.

Já foram realizadas duas audiências públicas. O projeto de lei está em tramitação na Comissão de Justiça.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: