set
9

SAÚDE DE OLINDA ESTÁ NA UTI

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

utiAgora o olindense tem plena certeza de que o que está ruim ainda pode piorar muito mais. É isso que está acontecendo na área de saúde do município. Atualmente, 12 unidades de saúde estão fechadas: o PSF do Varadouro, a Maternidade Brites de Albuquerque, USF Beira Mangue, USF Alto da Conquista, USF 5° Etapa de Rio Doce, USF Bultrins, USF Base Rural, USF Sapucaia, USF Vila Popular, USF Vila Manchete, USF Ouro Preto e USF Caixa D’água. Nos próximos dias será a vez de reduzir o horário de atendimento do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Infantil e Adulto, localizado na Avenida Antônio da Costa Azevedo, em Peixinhos.

Os funcionários da saúde denunciam que a Policlínica da 4° Etapa e os PSFs da 5° Etapa e Beira Mangue funcionam de forma precária e provisória dentro da própria Policlínica, onde não existe sala de curativos e faltam vários medicamentos, inclusive para hipertensão e diabetes. Já o SPA de Peixinhos, onde faltam medicamentos, o turno noturno será fechado a partir de 1° de outubro.

A categoria salienta que este pronto-atendimento (Peixinhos) é o único serviço de pronto socorro do SUS que funciona em Olinda para atender toda a população. Os vereadores da bancada de oposição entregaram ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), um relatório de denúncias referentes à saúde pública da cidade. O grupo constatou vários postos de saúde fechados, assim como, reformas inacabadas, superlotação e descaso nas poucas unidades que estão em funcionamento.

Com todos estes postos fechados, não está havendo atendimento das unidades básicas de saúde, resultando em encaminhamento às UPAS, que também não atende essas pessoas, encaminhando-as ao Hospital Tricentenário, que também não consegue suprir a demanda. 

A Secretaria Municipal de Saúde confirma que, em virtude de adequações administrativas e financeiras, a partir do dia 01 de outubro de 2015, o serviço noturno do Pronto Atendimento Infantil e Adulto de Peixinhos, que atualmente acontece entre as 19h e 7h, será suspenso. O serviço diurno continuará, das 7h às 19h, durante toda a semana. A Secretaria informa que a Maternidade Brites de Albuquerque passa por reformas e ampliação e que algumas das USF e PSF relacionadas como fechadas, estão em reforma, outras estão em processo de realocação.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: