set
10

O XADREZ ELEITORAL JOGADO EM OLINDA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Artigos, Eleições 2016     Tags , , ,

Sebastião da Paz – Jornalista

XDOs peões estão sendo deslocados com muita rapidez no tabuleiro político de Olinda. A rainha se preserva como pode e os estrategistas movimentam as peças do xadrez político para dificultar as jogadas do adversário e garantir o xeque-mate antecipado: jogada do xadrez que representa o final da partida. Uma situação em que o rei não pode ser coberto por nenhuma outra peça nem mover-se para nenhuma outra casa sem ser tomado por uma peça do adversário.

É isso o que buscam, hoje, os dois principais nomes (ainda não podemos chamar de “grupos”) que vão polarizar a eleição de 2016 na cidade: o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) e o advogado e pré-candidato do PSB, Antônio Campos “Tonca”.

A movimentação do PCdoB tem sido silenciosa, para não chamar a atenção dos adversários. O que se sabe, por enquanto, vem dessa ‘cortina de fumaça’ que foi lançada no final de semana pela deputada federal e ex-prefeita, Luciana Santos, via blog de Inaldo Sampaio, no último sábado (05). Ela afirmou que o PSB estará junto com o PCdoB em Olinda, no próximo ano. Possivelmente, o PV também estará, uma vez que, segundo a nota, a legenda está à disposição de Antônio Campos.

Na nota, há a informação de que, além do PV, o irmão do ex-governador Eduardo Campos já tem à sua disposição outros três partidos. Fácil de identificá-los: o próprio PSB, do qual é vice-presidente do diretório municipal de Olinda; o PSL, do vereador Arlindo Siqueira, que é um dos mais empolgados defensores da candidatura do socialista; e agora o PTdoB, que passou a ser comandado em Olinda por André Siqueira, filho de Arlindo Siqueira. 

Tomando-se ao pé da letra o que disse a ex-prefeita, chega-se à conclusão de que a pré-candidatura de Gustavo Rosas pelo PV é apenas uma brincadeira para desviar a atenção dos mais curiosos e tentar deixar o cenário nebuloso. A campanha de outdoors para atrair filiados é só uma parte do jogo. Logo, logo esse balão de ensaio murcha e a candidatura verde desaparece.

Ainda levando em conta a fala de Luciana, pode-se afirmar que ela ou “Tonca” está blefando: ou a candidatura de Antônio Campos é apenas uma movimentação do PSB para conquistar a vaga de vice na chapa do PCdoB em 2016; ou a ex-prefeita quer mesmo demonstrar que dá pouca importância (ou descredenciar) às movimentações do PSB e à candidatura de Antônio Campos.

Mas, pelo que se vê e se ouve na cidade, o PCdoB está mesmo preocupado com essa pedra no meio do caminho chamada Antônio Campos, ou “Tonca”, como os olindenses começam a se referir ao socialista. A estratégia de agora dos comunistas é fazer o eleitor crer que a candidatura do PSB é apenas um balão de ensaio.

Eu não conheço nem o candidato “Tonca”, nem o Antônio Campos. Mas quem o conhece diz que o homem não é figurante e está mesmo decidido a jogar para ganhar. Se a vontade não fosse essa, não teria colocado o tabuleiro na mesa prá jogar.

Hoje, Antônio Campos é a Rainha do tabuleiro do xadrez olindense: é a peça mais poderosa, pode se deslocar para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.

dmMas como a Rainha (“Tonca”) é bastante visada e está sujeita a ataques de “peças menores”, está sendo preservada e não é utilizada nessa fase de abertura, justamente como ocorre no jogo de xadrez. Ela só se movimentará com maior desenvoltura nas fases de meio-jogo e final. Até chegar aí e conseguir dar o xeque-mate, é necessário sacrificar algumas peças do tabuleiro. E assim será!

Por enquanto esse jogo está só no começo… e a gente (peça sem a menor importância) estamos de olho nas próximas jogadas.

1 Comentário to “O XADREZ ELEITORAL JOGADO EM OLINDA”

  • Fernando 10 de setembro de 2015 às 10:35

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Antônio Campos é um peão rapaz, daquele que quer chegar do outro lado rápido pra virar rainha, só que antes vão comê-lo.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: