set
14

CONSULTORES POLÍTICOS FAZEM MOBILIZAÇÃO PELO VOTO IMPRESSO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Sem categoria     Tags

urnaA Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop) realiza articulação institucional a favor da sanção do registro impresso de voto. De acordo com o presidente da entidade no Ceará, Aurízio Freitas, a medida torna o processo eleitoral mais transparente, sem que haja quebra do sigilo do eleitor. No caso, o voto continuaria secreto.

Na semana passada, a Abcop enviou cartas ao presidente da Câmara, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e para o líder da bancada cearense no Congresso, deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE). Os documentos manifestam apoio à decisão de imprimir comprovante de voto a partir da escolha na urna eletrônica. Para os críticos da medida, considerada inconstitucional no passado, o comprovante seria uma forma de controlar os eleitores e marcaria a volta do “voto de cabresto”.

“Através de um vidro, o eleitor poderá ver o comprovante logo depois que vota. Também não haverá o nome do eleitor ao lado do voto impresso, que fica retido. Não é levado para casa do votante. Portanto, não haverá quebra de sigilo”, explica Freitas. Se sancionado, o processo eleitoral passará a contar com nova estrutura com máquina impressora ao lado da urna eletrônica.

Sanção – A partir do movimento, a Abcop pretende incentivar a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT) ou, ao menos, pedir que o Congresso derrube um possível veto à proposta. Na Câmara, o comprovante impresso teve aprovação massiva, com 433 votos favoráveis, de um total de 513 deputados.

No mês passado, foi a vez de o Senado aprová-la. A reforma política tem tópicos polêmicos, em que as duas Casas discordam, como a constitucionalização do financiamento privado de campanha (aprovado somente na Câmara). No entanto, a impressão do voto tem sido um ponto de convergência.

“Nossa associação é muito eclética. Temos consultores políticos que atuam em diversos partidos. Mas como é algo que influencia o eleitor diretamente, entramos em um consenso quanto ao comprovante impresso de voto. Todos concordam que deve ser implantado”, diz Freitas. A Abcop atua no Brasil desde 1991, com profissionais de marketing político e eleitoral. A entidade foi criada nos moldes de agências similares nos Estados Unidos e na Europa.

Fonte: O Povo

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

  • Nenhuma categoria

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: