out
20

EXPOSIÇÃO “DE OLHO NA LUZ” ESTÁ NO ESPAÇO CIÊNCIA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

Uma das maiores atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco é a exposição “De olho na Luz”. A mostra foi produzida por 30 estudantes, moradores da comunidade de Santo Amaro e participantes do Projeto Gepetto, promovido pela Ação Social do Espaço Ciência, em Olinda.

cienciaDurante dois meses, os alunos do Gepetto e o instrutor Cláudio Marinho confeccionaram 400 experimentos científicos e interativos que explicam e abordam as mais importantes questões sobre a luz. A exposição, composta por oito experimentos, foi produzida com materiais reaproveitados, reciclados e alguns doados.

A mostra foi entregue de forma gratuita a 50 polos mais importantes de Pernambuco para integrar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Para Cláudio, instrutor do Gepetto há dois anos e ex-aluno do projeto, foi uma satisfação participar da confecção dos experimentos. “Participamos desde a concepção dos experimentos até o produto final. A participação dos estudantes foi muito importante porque aqui eles viram a ciência de forma prática, diferente das aulas tradicionais da escola. Muitos ficaram tão interessados que reproduziram os experimentos em casa”, afirmou.

Espectroscópio
O que é?
É um instrumento utilizado para fazer observação do espectro da luz. Nele é possível ver a parcela de luz visível distribuída em seus diferentes comprimentos de onda (cores).
Como proceder?
Aponte a parte da fenda do seu espectroscópio para uma direção um pouco abaixo ou acima da luz que deseja observar o espectro, observe pelo lado inverso (lente) e veja como é o espectro dessa fonte de luz.
Atenção: Nunca aponte diretamente seu Espectroscópio para o Sol. Isso poderá cegá-lo!

Periscópio
O que é?
É um instrumento óptico utilizado para observar objetos quando não é possível a observação direta, por exemplo, quando há obstáculos. Utilizado em submarinos e em trincheiras.
Como proceder?
O experimento é composto por dois espelhos planos com 45° de inclinação. Observe por um deles.
Atenção: Nunca aponte seu Periscópio para o Sol. Isso poderá cegá-lo!

Microscópio laser
O que é?
É um instrumento óptico de baixo custo que aproveita o formato esférico de uma gota d’água para conseguir ganhos de até 1.000 vezes. Como a gota d’água se comporta como uma lente biconvexa os raios que incidem por meio do feixe de laser convergem e depois se dissipam projetando a imagem na parede.
Como proceder?
Coloque um pouco de água na seringa, puxando de um pequeno recipiente por meio do seu êmbolo, em seguida aperte o êmbolo delicadamente até que apenas uma gota de água fique prestes a se desprender da seringa, depois acione o laser e observe a imagem projetada.
Dica: Funciona melhor em um local com pouca luz
Atenção: Nunca aponte o Laser para o olho. Isso poderá cegá-lo!

Bastão mágico
O que é?
É um experimento óptico que ilustra o fenômeno da refração da luz. Nesse caso, devido ao índice de refração do vidro e da glicerina serem parecidos, quando o bastão de vidro entra em um recipiente com glicerina ele parece desaparecer.
Como proceder?
Mergulhe o bastão de vidro no recipiente com glicerina e observe que gradativamente o bastão vai “desaparecendo”.
Dica: Se não perceber de imediato o efeito tente variar a posição em que observa o experimento.
Atenção: Nunca ingerir a glicerina, pois ela é tóxica. Tenha cuidado no manuseio do bastão de vidro pois ele é muito sensível e poderá quebrar.

Pião de Newton
O que é?
É um disco colorido que tem como objetivo mostrar que a cor branca é a soma das cores visíveis
Como proceder?
Enrole o cordão segurando pela extremidade superior do pião. Com o pião apoiado numa superfície plana, segure a parte plástica com uma mão e puxe o cordão com a outra.

Holograma
O que é?
É uma imagem projetada em três dimensões. O que vemos nesse experimento é uma imagem holográfica.
Como proceder?
Monte a pirâmide de forma que em uma das extremidades todas as peças montadas formem uma base quadrada maior e na outra base menor.
Atenção: O experimento só funciona se utilizado com vídeos específicos para essa finalidade. Portanto pesquise na internet vídeos holográficos.

Mão Furada
O que é?
É um experimento de ilusão de óptica que mostra que nosso encéfalo recebe a informação dos dois olhos com uma pequena diferença, e que ele realiza um papel muito importante: interpretar essas duas imagens.
Como proceder?
Segure o tubo com uma mão e coloque a outra encostada na lateral do tubo e paralela aos olhos, na parte mais distante do cano. Aproxime vagarosamente a mão encostada no cano do rosto com os dois olhos abertos e perceba que a mão parecerá ter um furo.

Imagens em 3D
O que é?
São imagens tridimensionais, que podem ser obtidas pela captura da mesma imagem em dois pontos diferentes. A luz se propaga em todas as dimensões, porém uma imagem 3D é polarizada, ou seja, propaga-se em sentidos definidos, nesse caso, na vertical e horizontal.
Como proceder?
Coloque os óculos e observe como muda a percepção da imagem.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: