out
20

RECIFEST ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS: 300 VAGAS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags , ,

A terceira edição dorecifest Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero (III Recifest) abriu inscrições para três oficinas gratuitas que acontecem como programação paralela ao festival, que acontecerá no Cine São Luiz entre os dias 10 e 14 de novembro.

Podem participar pessoas a partir dos 15 anos. As aulas são focadas em Cineclubismo, o estudo de cineastas que representaram personagens homossexuais em longas-metragens de ficção e a construção de roteiros focados em personagens transexuais.

No total serão oferecidas mais de 300 vagas e o processo de seleção se estenderá até o dia 02 de novembro. Para concorrer os interessados devem redigir um texto com, no máximo, cinco linhas, no qual devem declarar as razões pelas quais têm interesse em realizar as oficinas. O texto deve ser encaminhado por email para o endereço recifestsite@gmail.com.

A oficina de cineclubismo é aberta a interessados a partir dos 15 anos e irá contar com 16 horas aula, que acontecerão a partir das 14h no período de 09 a 13 de novembro, no Espaço Contemporâneo, situado na Rua da Moeda (Recife). O curso será ministrado por instrutores ligados à Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec) e a ementa mergulha na história do cinema desde a sua fundação, a linguagem do cinema, história da sétima arte e dos cineclubes no Brasil e em Pernambuco, as orientações acerca de montagem e estruturação de cineclubes e acervos, bem como articulação com a comunidade ao redor onde está instalado. No total são 25 vagas.

A segunda oficina, Transfilme, também ocorrerá no Espaço Contemporâneo entre os dias 09 e 13 a partir das 14h. As 20 vagas são destinadas apenas a maiores de 18 anos. Ministrada pelo jornalista, mestre em Cinema, doutor em Letras e PhD em Antropologia Visual, Almir Guilhermino da Silva, as aulas se concentram em permitir aos alunos a construção de um esboço de documentário de forma sinestésica e lúdica a partir da entrevista com transexuais. No total, serão 20 horas aula.

Já a oficina O Cinema LGBTT pós-Stonewall acontecerá entre os dias 12 e 13 de novembro com um total de sete horas aula, no auditório do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que possui capacidade para mais de 300 espectadores. Direcionada a maiores de idade, as aulas serão conduzidas por Christian Petermann, jornalista e crítico de cinema há 29 anos.

Durante o curso, irá apresentar aos alunos obra e linha de trabalho dos principais cineastas que, a partir da virada dos anos 1960/1970, respondem pelas mais importantes representações do personagem homossexual em longas-metragens de ficção. Linguagens visuais e narrativas serão abordadas para analisar imagem da homoafetividade em seu contexto sociopolítico.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: