out
21

ACONTECE HOJE E AMANHÃ, EM OLINDA, A 11ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

Durante dois dias, usuários da política de assistência social, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), grupos e instituições ligadas ao segmento participam da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) através da Secretaria Executiva de Assistência Social (Seas), e pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). O encontro acontece hoje (21) e amanhã (22), no auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. 

Com o tema principal “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, esse também será o assunto abordado na palestra magna. Estarão presentes 822 delegados, sendo 786 eleitos durante as conferências municipais realizadas em todos os municípios pernambucanos e outros 32 que são membros do Ceas. Durante a conferência, o secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, fará a entrega ao Ceas do anteprojeto de lei do SUAS Estadual, marco da assistência social de Pernambuco. Haverá também o relançamento do Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social (Sigas).

Além de Isaltino Nascimento, estarão presentes à solenidade a secretária executiva de Assistência Social e presidente do Ceas, Ana Célia Farias; a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal, Tereza Campello; a secretária nacional da Assistência Social, Iêda Castro, e o secretário nacional de Renda de Cidadania, Helmut Schwarzer. 

Programação – O credenciamento dos participantes acontece a partir das 8h desta quarta-feira (21). Às 8h30 haverá uma apresentação cultural e às 9h a solenidade de abertura. A palestra magna será da consultora internacional Márcia Helena Carvalho Lopes. As atividades da manhã se encerram após a leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno.

Os trabalhos recomeçam à tarde, a partir das 13h30, com palestra do secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, sobre o balanço do Plano Decenal, seguido de debate. Às 14h30, serão iniciados os trabalhos em grupo, que se estenderão até as 18h. Serão 10 grupos, discutindo cinco temas: “Dignidade humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS”, “Participação social como fundamento do SUAS”, “Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público e republicano”, “Qualificação do trabalho no SUAS” e “Assistência social é direito”.

Na quinta-feira (22), haverá a conclusão dos trabalhos em grupo, com a apresentação e escolha de 20 propostas prioritárias para serem implementadas no SUAS, na esfera do Estado, e 15 propostas que serão levadas à Conferência Nacional, como sugestão para implantação no âmbito da União. Haverá ainda a plenária de deliberações e a eleição dos 52 delegados que irão representar Pernambuco na 10ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de dezembro, em Brasília (DF).

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: