nov
8

ESPAÇO CIÊNCIA PROMOVE SEMANA DA ASTRONOMIA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

Começa amanhã (09) e segue até a próxima sexta-feira (13), a Semana da Astronomia. Promovida pelo Espaço Ciência, a programação inclui atividades interativas e lúdicas para o público matar a curiosidade sobre a ciência dos astros. O agendamento deverá ser realizado por telefone: 81. 3183.5531.

Que tal construir sua própria constelação, um caleidoscópio e o sistema solar; aprender sobre as fases da lua e sobre a gravitação universal! Estas são algumas das atividades gratuitas programadas para o público.

No Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, também terá uma programação especial. De terça (10) a domingo (15), das 16h às 20h, o público poderá visitar a exposição “À próxima fronteira” e realizar observações lunares.

Confira a programação de atividades do Espaço Ciência:

Caleidoscópio – Uma nova forma de ver as estrelas: Constelações são formadas por conjuntos de estrelas que, alguns povos da antiguidade nomearam de acordo com suas culturas. Depois passaram a ser utilizadas, principalmente, pelos navegadores como forma de orientar suas viagens. A proposta dessa atividade é construir um caleidoscópio para visualizar constelações no céu noturno.

Criando representações de constelações em casa: A União Astronômica Internacional (IAU) estabeleceu a divisão do céu em 88 constelações, dentre elas, as mais conhecidas são as chamadas constelações do zodíaco. A proposta dessa atividade é montar uma representação de algumas dessas constelações feita com materiais de baixo custo e testá-las com um objeto luminoso com um abajur.

De onde vem a luz: Segundo a teoria do Big–Bang a luz se originou alguns minutos após a “grande explosão”. A luz vinda do Sol é que possibilitou o “surgimento” da vida na Terra. Estamos tão acostumados à luz,  seja ela natural ou artificial. Nessa atividade os participantes poderão aprender como “produzir luz” com lâmpadas florescentes tubulares queimadas.

Lâmpada fluorescente caseira: Com materiais de baixo custo iremos montar uma lâmpada fluorescente e abordar assuntos relacionados ao comportamento de determinados elementos químicos, mediante exposição à energia luminosa, e como estes também conseguem fazer emissão de luz.

Sistema solar em movimento: Nos livros didáticos é comum a representação do sistema planetário solar, onde os planetas aparecem praticamente alinhados com o Sol, no entanto a realidade é outra. Raramente acontecem situações em que é possível ver planetas alinhados. Os participantes dessa atividade poderão montar uma representação de sistema planetário em escala utilizando papel milimetrado e outros materiais de baixo custo.

Sombras lunáticas: A oficina consiste numa demonstração simplificada das fases da Lua, satélite natural da Terra. Serão trabalhadas as dúvidas mais frequentes sobre satélites naturais, a influência do Sol sobre eles e as demais fases e movimentos próprios da Lua. Haverá o auxílio ilustrativo de um painel contendo as fases lunares disposto numa parede, e de um modelo do sistema Sol-Terra-Lua, o qual facilitará a compreensão das fases da lua observável do nosso planeta. Além disto serão trabalhadas algumas curiosidades peculiares da movimentação e posição dos astros, como formação de eclipses e eventos mais populares, tais como Lua Sangrenta e Lua Azul.

Poço gravitacional: A teoria da gravitação universal, proposta por Newton, foi posteriormente reinterpretada pela física moderna, onde foi demonstrado que a força da gravidade surge a partir da deformação da estrutura do espaço – tempo ocasionada por um corpo com uma densidade muito grande. A proposta aqui apresentada é que os participantes possam construir, de forma simplificada, um modelo de poço gravitacional para entender melhor a gravitação universal.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: