nov
9

VEM AI O AUMENTO DO IPTU: 9,93%

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Sem categorias     Tags

iptuSeguindo a correção monetária prevista para o ano que vem, o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá um aumento de quase 10% em três dos principais municípios da Região Metropolitana do Recife. O bolso do contribuinte que reside em Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes sentirá o reajuste de 9,93% referente à variação da inflação do país no acumulado dos últimos 12 meses, medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

O diretor de Administração Tributária da Prefeitura de Olinda, José Carlos Vieira Machado, confirmou esse acréscimo, tentando justificar o aumento com a situação de crise que atravessa o Brasil. “Ele está pagando mais caro por tudo por causa da atual situação econômica. Na verdade, o que está sendo aplicado é a inflação. Tudo está mais caro, até o IPTU”, disse.

Prevendo uma dificuldade em arrecadar este valor, tanto a Prefeitura de Olinda, quanto as do Recife e Jaboatão dos Guararapes, anunciaram que haverá mutirões para negociar possíveis dívidas deste e do ano que vem. No caso de Olinda, está sendo oferecido um desconto de 30% na cota única e 10% nas parcelas, se o contribuinte terminar este ano em dia com a taxa. “Está previsto para o mês de dezembro deste ano um mutirão para quem estiver com débitos atrasados e quer resolver essa situação. Isso já ajuda a pessoa para o ano que vem”, afirma José Carlos Machado.

O aumento do valor do IPTU vem sendo aplicado gradativamente. Em 2015, o contribuinte teve que arcar com um acréscimo de 6,59% no IPTU, em relação ao ano anterior. Em 2014, o aumento havia sido de 5,84% em relação a 2013. “Por causa da economia, já esperávamos esse valor de 9 a 10% de aumento”, menciona o diretor de Administração Tributária de Olinda. Os boletos começarão a chegar à casa dos contribuintes a partir de janeiro de 2016.

Fonte: G1

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: