nov
10

OLINDA COMEMORA 305 ANOS DO 1º GRITO DE REPÚBLICA DAS AMÉRICAS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags ,

123

É feriado em Olinda nesta terça-feira (10). Nesta data os olindenses celebram o 1º Grito de República proferido no Brasil e das Américas, dado pelo então Sargento-Mor Bernardo Vieira de Melo, no dia 10 de novembro de 1710, no Senado da Câmara de Olinda. Esta é uma data de grande relevância para os nativos desta “Terra dos Altos Coqueiros”. Ela (a data) marcou o início da luta contra dos colonizadores portugueses e à própria Coroa Lusitana.

1234Está nos registro históricos, que o antigo governador do Rio Grande do Norte e vitorioso nas batalhas contra os Quilombos dos Palmares proferiu o grito de República, no Senado de Olinda, propondo a independência de Pernambuco. O ato fez parte de um movimento revolucionário e agitador contra o rei e os colonialistas.

Naquela época, os olindenses também lutavam contra o poder da burguesia – a mais importante classe social do século XVIII. Sob a acusação de lutar contra a ordem política vigente, contra a lei e a tradição, além de liderar o movimento em novembro de 1710, Bernardo Vieira de Melo foi deportado para Portugal, onde morreu, na Cadeia do Limoeiro.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: