nov
15

AMARO BRANCO PROMOVE A 1ª SEMANA DA REDESCOBERTA NEGRA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

Embora transite na esfera jurídica desde 2012 o pedido para o reconhecimento do bairro de Amaro Branco, em Olinda, como Quilombo Urbano, pode-se notar que poucas pessoas da comunidade têm conhecimento do fato ou consciência da dimensão cultural, política e simbólica que este processo e as deliberações recorrentes dele tem. Pensando nisso, o projeto “Amaro Branco: redescobrindo um quilombo”, vai promover a I Semana da Redescoberta Negra – uma série de ações com temas transversais, começando na terça-feira (17) e terminando no próximo domingo (22).

Serão atividades como como oficinas, palestras, rodas de diálogo e projetos de intercâmbio entre grupos culturais locais com comunidades tradicionais de outros estados do Brasil, voltadas para as questões relacionadas ao patrimônio cultural, culturas populares, meio ambiente e direitos humanos. Todas as ações serão pautadas na participação comunitária, através dos moradores e dos espaços sociais instituídos, como a escola, a associação dos moradores e afins.

Amaro Branco está situado entre o Sítio Histórico de Olinda e o bairro de classe média alta, Bairro Novo. A comunidade tem cerca de 4.200 habitantes e já foi uma vila de pescadores. Até hoje, mesmo passando por transformações na sua dinâmica social e enfrentando forte pressão da especulação imobiliária, vem da pesca parte da economia local. É ela (pesca) que gera o sustento de alguns núcleos familiares.

O bairro também é conhecido por sua intensa produção, no que tange às expressões culturais. É o local, em todo o Brasil, que geograficamente concentra o maior quantitativo de “coquistas” num mesmo espaço territorial e por isso é considerado o “Berço do Coco de Roda de Pernambuco”. Além do coco de roda, expressão maior e que tem levado a comunidade ao (re)conhecimento internacional, no Amaro Branco há outros brinquedos populares como o pastoril, bois, agremiações carnavalescas como a Escola de Samba Oriente (que aniversaria hoje, dia 15 de novembro), banda filarmônica, grupos de capoeira e samba de roda.

Leia: Aniversário da Escola de Samba Oriente

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: