dez
3

ZIKA VÍRUS: PSOL-OLINDA PEDE DECRETAÇÃO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

O PSOL-Olinda protocolou na última terça-feira, dia 1º de dezembro, pedido no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando que seja recomendado a decretação de Estado de Emergência no município em função do zika vírus e dos casos de microcefalia decorrentes da virose. Também denunciou a subnotificação pela ausência de exames clínicos nos pacientes que dão entrada nas unidades de saúde de Olinda com os sintomas do vírus.

O número de casos de microcefalia na cidade não estão sendo divulgados. De acordo com o Ministério da Saúde, dos 42 municípios com registros de microcefalia confirmados no Estado, Olinda ocupa a segunda posição, junto com Jaboatão dos Guararapes e Toritama (Agreste), cada um com 5,6% das notificações. O Recife lidera, com 16,9% dos casos.

O número, porém, pode ser bem maior, segundo o presidente do PSOL no município, Jesualdo Campos. “O que falta é uma ação política para investigar os casos na esfera municipal, através de exames clínicos que comprovem a presença do vírus nos pacientes e da microcefalia nas crianças atendidas nessas unidades. Precisamos da adoção de uma série de medidas assistenciais e preventivas para a população. Mas não estamos vendo isso”, lamentou Jesualdo, justificando os motivos do pedido no MPPE.

Além do pedido de decretação de Estado de Emergência e esclarecimentos sobre o número de casos de zika, o dirigente da legenda solicitou à Promotoria que a reabertura do SPA de Peixinhos, também protocolada pelo PSOL, cumpra o acordo firmado com a população para o funcionamento da  unidade. Segundo denúncias dos trabalhadores, a retomada do serviço noturno do SPA não ocorreu nas mesmas condições de antes, inclusive, sem o real quadro de trabalhadores.

“Para se ter ideia da precariedade, querem fazer um servidor trabalhar 12h sem descanso. Para completar a escala de médicos são necessários 21 profissionais, mas só existem dez. Isso é um absurdo”, disparou Jesualdo. O psolista espera uma ação rápida do MPPE para resolver as duas situações.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: