dez
20

DISCUSSÕES SOBRE CAMAROTES NO SÍTIO HISTÓRICO VÃO CONTINUAR

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Carnaval     Tags

CAMAROTEVetada na sexta-feira (18), pelo prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), a instalação de casas-camarotes em algumas ruas do Sítio Histórico de Olinda, a partir do Carnaval de 2016, ainda não está descartada. Como a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo dos Sítios Históricos de Olinda (Lei 4.849/92) encontra-se em curso, essa questão ainda será melhor discutida. Contudo, o secretário de Patrimônio e Cultura do município, Lucilo Varejão, assegura que o debate se limita a vias periféricas, não incluindo as ladeiras da Cidade Alta, e só deve ser retomado após o Carnaval do próximo ano.

“Esse ponto é pacífico. Não haverá camarotes nas ladeiras porque eles provocam aglomerações que prejudicam os desfiles das agremiações”, afirma o gestor. “Mas nas ruas do Sol, do Bonsucesso e nas avenidas Sigismundo Gonçalves, Joaquim Nabuco e Santos Dumont não atrapalhariam. Após o Carnaval vamos retomar a revisão da lei e discutir essa questão. Já realizamos dez reuniões e quatro oficinas com instituições e a sociedade civil, mas o uso do solo num sítio histórico é assunto complexo”, ressalta Lucilo Varejão.

As casas-camarotes estavam previstas no projeto de lei 125/2015, de autoria do vereador Marcelo Soares (PCdoB), aprovado por 9 votos a favor e 7 contra. O prefeito vetou esse artigo, mas a liberação do comércio ambulante nessas ruas, previsto no artigo 1º, foi aprovado. “O objetivo é que os comerciantes passem a atuar nessas vias e deixem as ladeiras livres para os desfiles”, diz o secretário.

Em janeiro de 2016, a Secretaria de Controle Urbano de Olinda fará o cadastramento dos ambulantes e indicará onde eles atuarão. “Se obstruírem as vias terão as mercadorias apreendidas”, avisa Varejão.

Fonte: JC/Ne10.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: