dez
25

A NOITE DE NATAL É DOS CAVALOS MARINHOS, NA CIDADE TABAJARA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags ,

Nesta sexta-feira (25), dia de Natal e quando também se comemora o Dia do Cavalo Marinho, acontece o 21º Festival Nacional de Cavalo Marinho. O evento será a partir das 19h, na Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340), na Cidade Tabajara – Olinda. Haverá a apresentação de 11 grupos que se estenderá até a manhã do sábado (26). O acesso é gratuito.

CMO festival é um dos eventos mais tradicionais do espaço, criado em 1995 pelo (já falecido) Mestre Salustiano. Na edição 2015, entre os grupos convidados, há um paraibano: o Boi de Ouro, da cidade de Pedras de Fogo. A brincadeira é comandada pelo rabequeiro e mestre Araújo. Outro destaque é o Cavalo Marinho Estrela de Ouro, do município de Condado, na Zona da Mata Norte pernambucana.

O Cavalo Marinho é uma variação do Bumba-Meu-Boi, manifestação cultural típica da Zona da Mata nordestina. Para o festival desta noite, os brincantes são oriundos de nove municípios de Pernambuco e um do vizinho Estado da Paraíba. Eles vão realizar performances que mesclam dança, teatro e música, e fazem alusões à religiosidade regional. Cada grupo tem cerca de 80 personagens.

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: