jan
7

MUITOS POLÍTICOS SE DESTROEM POR CONTA DA INGRATIDÃO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eleições 2016     Tags

maqFrancisco Ferraz

Como diz Maquiavel, nos “Discursos – Sobre a primeira década de Tito Lívio (escrito em 1517, mas somente publicado após a sua morte, em 1531), “o vício da ingratidão nasce da avareza e da desconfiança”. A ingratidão possui este efeito destrutivo na política porque, como revela a aguda percepção de Maquiavel, é um defeito que tem a sua origem na fraqueza do líder.

Por avareza, Maquiavel quer significar a incapacidade de o lider aceitar compartilhar a glória, o mérito e o sucesso com os outros. O mérito dos outros – principalmente quando os outros são seus subordinados – desperta nele o ciúme.

Avaro dos elogios, das vitórias e das realizações, o reconhecimento do mérito dos outros, que integram a sua área de poder, conflita diretamente com o seu desejo de monopolizar a glória e o sucesso. Certamente não lhe custará o reconhecimento “em privado”. Mas é o “reconhecimento público” que ele evita.

A desconfiança a que Maquiavel se refere não é a desconfiança do líder forte, atento e astuto, mas sim a desconfiança do político que esconde a sua fraqueza na imagem de poderoso. Trata-se muito mais de uma insegurança pessoal, que alimenta a desconfiança para com o sucesso dos seus subordinados.

Do lado do subordinado, e do público que percebe a omissão do reconhecimento, o gesto tem uma única leitura: a ingratidão do chefe e a sua mesquinhez.

À manifestacão de ingratidão segue-se a apropriação do mérito alheio. Não faria sentido negar o reconhecimento devido, sem tirar partido do resultado meritório da ação. Ao apropriar-se do mérito de outrém, o líder ou governante comete o segundo erro, acrescendo ao defeito inicial (ingratidão) o da apropriação indébita de um sucesso que o beneficia, mas que não foi conquistado por ele.

Este é um problema de ocorrência mais frequente do que talvez se possa imaginar.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: