jan
10

ACONTECE NA TARDE DESTE DOMINGO CERIMÔNIA RELIGIOSA DE LAVAGEM DO PÁTIO DA IGREJA DA SÉ

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags ,

lavagemEm pleno clima de Carnaval, os seguidores de religiões de matriz africana se misturam aos foliões que circulam por Olinda neste domingo (10), para celebrar e purificar os caminhos de 2016, em mais uma edição da tradicional Lavagem do Adro da Igreja da Sé. A concentração será às 15h, em frente à igreja, localizada no Alto da Sé.

A cerimônia será realizada pelo Afoxé Ará Odé. No ritual, comandado há 33 anos pelo babalorixá Raminho de Oxóssi, um grupo formado por 52 baianas farão a lavagem do adro da igreja (terreno em frente ao templo) com água, perfumes e flores. Também são realizadas orações em homenagem a Oxalá. Algumas pombas serão soltas para simbolizar o pedido de paz.

O ritual, afro-brasileiro, tem o significado de renovar a passagem e fazer a purificação através da água, que é um elemento lavagem2fundamental para todos os orixás. A cerimônia, que termina se misturando com a programação de prévias carnavalescas em Olinda, é um exemplo do sincretismo religioso presente na cultura pernambucana.

Logo após a lavagem do pátio da igreja, o afoxé seguirá em cortejo até o templo afro de Nossa Senhora do Carmo, localizado no bairro de Jardim Brasil I. O percurso é o seguinte: Ladeira da Sé, Rua do Bonfim, Ladeira da Misericórdia, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Amparo, Rua do Guadalupe, Rua José Ramalho, Avenida Joaquim Nabuco (cruza a PE-15), Rua Carmela Dutra e Rua Angelina Guimarães Silva.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: