fev
6

O SEU CORAÇÃO ESTÁ PREPARADO PARA BRINCAR O CARNAVAL?

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags

Todo mundo animado para brincar o Carnaval e você se sente cansado demais para isso? Preste atenção aos sinais de uma das doenças que mais afetam o coração em todo mundo: a insuficiência cardíaca (IC).

coracA IC é uma doença debilitante, com alto risco de morte, em que o coração se torna incapaz de bombear a quantidade de sangue suficiente para levar nutrientes e oxigênio para o corpo.

Além do risco de morte, pacientes enfrentam sintomas que impactam a qualidade de vida, como falta de ar, fadiga e retenção de líquidos, além de uma jornada de repetidas internações nos casos mais graves. Cerca de 26 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem da doença, e a expectativa é de que esse número aumente em 25% até 2030, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A IC é a principal causa de hospitalização em pessoas com mais de 65 anos e provoca de duas a três vezes mais mortes que cânceres avançados. Entre as principais causas da doença estão a exposição do músculo cardíaco à Doença de Chagas, anos de hipertensão e até mesmo o diabetes.

Confira abaixo sete sinais de alerta para a insuficiência cardíaca

CORA2Falta de ar e pouca energia são dois sintomas comuns da insuficiência cardíaca. De fato, muitos pacientes com a doença têm falta de ar após alguns poucos minutos de atividade física. Isso se deve ao fato de que tem menos sangue levando energia para alcançar músculos e tecidos, devido à capacidade reduzida do coração. Para muitos pacientes com insuficiência cardíaca, exercícios leves podem ser benéficos, uma vez que podem fortalecer o coração. Quanto mais forte o coração estiver, melhor ele conseguirá bombear o sangue.

CORAA depressão é de duas a três vezes mais comum em pessoas que vivem com insuficiência cardíaca do que em pessoas saudáveis? Isso pode ser causado pela ansiedade a respeito da saúde, preocupações sobre depender da família ou devido à batalha diária de viver com os sintomas da insuficiência cardíaca (cansaço, por exemplo). Os pacientes são encorajados a compartilhar essas preocupações com o médico. Exercícios leves regulares também podem ajudar. Estudos mostram que além de ser bom para o coração, isso também pode ajudar os pacientes a se sentirem mais alegres.

CORA2Inchaço dos pés e tornozelos é um sintoma comum da insuficiência cardíaca. Isso é causado pelo acúmulo de fluidos devido ao coração debilitado e também a uma redução da função renal adequada. Os tornozelos inchados podem, em geral, ser minimizados, deitando e descansando por um momento. O inchaço ou ganho de peso rápido (de um a dois quilos em 24 horas) deve ser relatado ao médico.

CORADificuldades para respirar ao deitar. Quando os pacientes com insuficiência cardíaca se deitam, eles podem sentir dificuldade para respirar, devido ao fluido nos seus pulmões. Para ajudar, os pacientes são aconselhados a usar mais travesseiros, de forma que possam dormir em uma posição mais elevada. Isso geralmente os ajuda a respirarem com mais facilidade e a se sentirem mais confortáveis.

CORA2Dificuldade para dormir. Cerca de metade dos pacientes com insuficiência cardíaca apresenta apneia do sono central, um distúrbio do sono, que ocorre quando o cérebro falha em sinalizar os músculos envolvidos na respiração durante o sono. Isso pode interromper a respiração normal, evitando que oxigênio suficiente chegue ao cérebro, o que faz com que (cérebro) desperte rapidamente o paciente do seu sono profundo, e que ele acorde em pânico. A sensação geralmente passa após alguns minutos sentado.

CORAFrio nos membros superiores e inferiores. Os pacientes com insuficiência cardíaca podem sentir frio nos braços, pernas, mãos e pés. Isto se deve ao fato de que o corpo está direcionando a maior parte do sangue quente disponível para o cérebro e outros órgãos vitais. Além de usar roupas mais quentes, a circulação pode ser melhorada fazendo curtas caminhadas e massagens regulares.

CORA2Tosse sem controle. A insuficiência cardíaca é frequentemente acompanhada por uma tosse ou chiado persistente, que é outro resultado de acúmulo de fluido nos pulmões. Uma piora na tosse é, muitas vezes, indicação de que a insuficiência cardíaca está piorando e que de o paciente deve entrar em contato com o seu médico.

No Brasil, cerca de 100 mil novos casos de insuficiência cardíaca são diagnosticados por ano e a mortalidade pela doença no Brasil está entre as mais altas do mundo, sendo três vezes maior do que a norte-americana e duas vezes maior do que a europeia, segundo dados do Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, no que diz respeito à fase intra-hospitalar.

Fonte: Dino

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: