fev
14

OLINDA PODE NÃO TER SEGUNDO TURNO POR CONTA DE ATRASO NO RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Sem categoria     Tags

biometriaTrês dos principais eleitorados de Pernambuco, as cidades de Olinda, Paulista e Petrolina podem não ter segundo turno nas eleições deste ano por causa da baixa procura pelo recadastramento biométrico. Dos 1,2 milhão de eleitores de 24 municípios do Estado que precisariam fazer a biometria, 710,9 mil ainda não procuraram a Justiça Eleitoral. Após o dia 31 de março, os títulos que não tiverem sido renovados serão cancelados.

Em Olinda, cidade que tem 313 mil votantes, apenas 34,3% (pouco mais de 100 eleitores) fizeram o recadastramento. Pela legislação atual, o segundo turno só ocorre em cidades com um eleitorado superior a 200 mil pessoas.

“O TRE em peso e principalmente a presidência está preocupada com o problema da biometria, porque tem municípios que estão abaixo de 50%. As pessoas que não comparecerem à biometria perderão direitos fundamentais como o Bolsa Família, empréstimo bancário, transação imobiliária e passaporte”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Antônio Carlos Alves da Silva. “Depois de encerrado o prazo, nós não poderemos solucionar (o cancelamento dos títulos) enquanto não reabrir novamente o alistamento eleitoral futuro, o que só ocorrerá após a eleição”, alerta.

Para tentar agilizar o processo nessa reta final, o TRE-PE tem deslocado servidores para reforçar o recadastramento. Os atendimentos em cada município atendem de segunda a sexta-feira por agendamento feito no site do Tribunal, mas guichês foram disponibilizados para receber as pessoas sem marcação. Os postos do Bairro Novo e Varadouro, em Olinda, também estão abrindo nos sábados e domingos pela manhã. 

No final deste mês, 36 novos guichês também começarão a funcionar no Centro de Convenções, no bairro de Salgadinho – Olinda. Enquanto isso, dois ônibus instalados no local atuam para receber os eleitores do município.

Calendário – Com a passagem do Carnaval, o calendário eleitoral deve ser intensificado tanto para os partidos e candidatos, quanto para os eleitores, que precisam estar atentos aos prazos da legislação eleitoral. Quem for tirar o título pela primeira vez ou mudar a cidade em que vota tem até o dia 04 de maio para procurar um cartório eleitoral.

Para quem perdeu o título de eleitor e precisar fazer uma segunda via, precisa ir à Justiça Eleitoral até o dia 27 de setembro. Os eleitores que deixarem de votar também precisam lembrar de justificar a ausência até o dia 1º de dezembro (para o primeiro turno) ou 29 de dezembro (para o segundo turno).

Fonte: JC/Ne10

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

  • Nenhuma categoria

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: