fev
15

TROCA-TROCA PARTIDÁRIO: DE PULO EM PULO, VEREADOR CHEGA AO PR

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eleições 2016     Tags

cartilha-voto-consciente_[COMPLETA]

Sebastião da Paz – Jornalista

Esta semana é decisiva para muitos políticos, principalmente prefeitos, vereadores e pré-candidatos às Câmara de Vereadores nas eleições de outubro deste ano. A promulgação da Proposta de Emenda Constitucional nº 113/2015, que deverá ocorrer na tarde da próxima quinta-feira (18), numa sessão conjunta da Câmara dos Deputados e Senado, vai acelerar o troca-troca de partido por parte daqueles que estão de olho na disputa eleitoral. Os que ainda estão em cima do muro, sem filiação partidária, também deverão acertar o rumo.

Em Olinda, pelo menos a metade de uma dezena de vereadores esperam a “hora certa” para desembarcarem dos seus atuais partidos e fazerem a travessia para outras legendas. A maioria preza pela discrição, pelo silêncio, pois ainda há dúvidas, cálculos, negociações. Mas um deles, já acostumado com o pula-pula de legenda, se antecipou e anunciou um novo pulo.

Na última sexta-feira (12), numa nota publicada na Folha de Pernambuco (e no dia anterior publicado no Blog da Folha), o vereador Jorge Federal – que já foi do PMN, pulou para o PSD, depois foi para o Solidariedade e logo depois pulou para o PMDB – disse que o seu novo abrigo é o PR. E mais: vai disputar a Prefeitura de Olinda.

Essa mudança deixa o eleitor olindense um tanto confuso: Jorge Federal, que hoje faz oposição à gestão do prefeito comunista Renildo Calheiros (embora tenha sido eleito numa coligação com o PCdoB), migra para uma legenda que apoia a administração municipal. O que isso quer dizer? Que o PR está indo para a oposição ou que o vereador Federal está voltando à situação?

Mudança – Por enquanto, a pré-candidatura de Federal à Prefeitura é a única novidade do momento, haja vista que até bem pouco tempo o novo vereador do PR dava demonstrações de apoio à candidatura do PSB, embora estivesse abrigado no PMDB, que tem como pré-candidato o deputado Ricardo Costa.

O que deixa em dúvida todos aqueles que acompanham a política olindense é se os vereadores que estão no PR concordam (ou vão engolir) com a candidatura majoritária de Jorge Federal. Por enquanto, fazem parte da legenda, em Olinda, os vereadores Jonas Ribeiro e Graça Fonseca. Mas os comentários na cidade é que a vereadora está de malas prontas e deve tomar novo rumo nos próximos dias. Ninguém confirma, mas também ninguém descarta essa possibilidade.

Definições somente nas próximas semanas. Então aguardemos!

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

Manu

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: