fev
20

CONTA DE ÁGUA VAI AUMENTAR 10,69% A PARTIR DE 20 DE MARÇO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags

tornPrepare o bolso. A Compesa vai reajustar o serviço de abastecimento e, a partir de 20 de março os consumidores pernambucanos já estarão recebendo nas suas residências água com um reajuste de 10,69%. O aumento vai impactar outra despesa bastante comum à classe média: a das taxas de condomínios.

Este é o maior percentual de reajuste das contas de água desde o começo desta década. O impacto do aumento deve ser sentido integralmente por todos os consumidores na conta de maio, porque a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) faz a leitura da conta em datas diferentes, como explica o diretor de Regulação da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Hélio Lopes.

A alta do reajuste está relacionada à inflação.O reajuste da Compesa é calculado pela Arpe. O aumento foi uma média de dois índices usados para medir a alta dos preços no Brasil: o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) – que apresentou uma variação de 10,95% – e o IPCA que ficou em 10,71%. Ambas variações se referem ao período de 1º de fevereiro de 2015 a 31 de janeiro de 2016. Também entrou na composição do atual aumento o Fator de Ajuste das Bandeiras Tarifárias (FABT). A bandeira tarifária é um acréscimo cobrado na conta de luz quando a produção da energia elétrica está mais cara que passou a ser cobrado desde o ano ano passado.

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: