fev
20

DE CHEFE DE GABINETE A DEPUTADO FEDERAL

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Artigos     Tags

Sebastião da Paz – Jornalista

reiQuem não viu ainda que essa jogada da família Campos, de fazer nomear João Campos chefe de Gabinete do governador de Pernambuco, é para manter o feudo em Pernambuco e tentar a todo custo consolidar a hereditariedade do poder? Esse desejo é tão grande que não querem nem preparar o rapaz com um primeiro emprego mais modesto. Colocam-no logo na vitrine, para tratar com políticos, prefeitos, empresários e empreiteiros. E assim ele vai arrumando a cama para a eleição de deputado federal. Vereador, nem pensar! A soberba e a arrogância dizem que é muito pouco para um filho e neto de ex-governadores (Eduardo Campos e Miguel Arraes)!

Fazer do inexperiente João Campos, que não participou sequer de grêmio estudantil, é uma jogada que está dando o que falar. Mas vai ficar por isso mesmo e o clã Campos vai catapultar “o menino” para Brasília em 2018. Assim como quer fazer em Olinda: colocar na cadeira de prefeito um escritor sem experiência política e que tem como maior atributo no currículo o sobrenome “Campos”. Mas isso é outra história! 

– Mas o que faz mesmo um chefe de Gabinete?

Reproduzimos, aqui, a definição do Explica Tudo sobre esta função.

O cargo de chefe de gabinete é muito comum em instituições públicas (…) O profissional que ocupa esse cargo trabalha de forma a auxiliar o representante do gabinete onde atua. Por exemplo, o chefe de gabinete de um ministro é uma espécie de assistente de confiança do ministro e ao mesmo tempo gere o funcionamento do seu gabinete. Isso pode ser aplicado a outros tipos de representantes de gabinetes, como prefeitos, presidentes, etc.

Por ser um cargo de confiança, não existe qualquer formação que faça com que uma pessoa possa ser chefe de gabinete. Pelo fato de o chefe de gabinete ser escolhido e nomeado pelo representante do gabinete, dado que é um cargo de confiança, tanto uma pessoa que tenha cursado letras como alguém que tenha uma graduação em gestão pública ou engenharia pode chefiar um gabinete. Assim sendo, não existe forma de alguém escolher a carreira de chefe de gabinete sem que seja escolhido para atuar nesse cargo.

O cargo de chefe de gabinete é bastante exigente, não só por ser um cargo de confiança, mas também por abarcar uma série de funções. Além de gerenciar o funcionamento do gabinete, o chefe de gabinete presta todo o tipo de auxílio ao representante do gabinete, podendo ser ele o responsável pela agenda, gestão da assessoria e, inclusive, receber algumas pessoas e ir a alguns eventos em nome do representante do gabinete que chefia.

Então está explicado: mesmo sem ter nenhuma experiência, o estudante de Engenharia Civil começa o seu estágio na política virando chefe de Gabinete para daqui a dois anos virar deputado federal e, quem sabe, quatro anos depois querer virar governador de todos os  pernambucanos. 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: