mar
3

ESTUDO MOSTRA QUE ZIKA VÍRUS PODE INFECTAR PERNILONGOS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Sem categorias     Tags

fdPesquisadores da Fiocruz de Pernambuco revelaram que o zika vírus é capaz de chegar ativo ao intestino e à glândula salivar do mosquito Culex, o pernilongo comum.

Embora seja cedo para afirmar que o mosquito é capaz de transmitir a doença para humanos, a descoberta alerta para o risco de o vírus encontrar outro mosquito vetor além do Aedes aegypti.

A conclusão foi feita após um estudo realizado com pernilongos criados em laboratório por Constância Ayres, pesquisadora da Fiocruz,. Durante sete dias, os mosquitos foram alimentados com sangue infectado por zika. Foi constatado que o vírus se manteve ativo no intestino e na glândula salivar do inseto.

Especialistas afirmam que o estudo não indica que o pernilongo seja capaz de transmitir o zika. “O experimento ainda é muito preliminar”, disse a bióloga da Universidade de São Paulo (USP), Margareth Capurro.

Porém, a descoberta é preocupante, já que é através da glândula salivar do mosquito que ocorre a transmissão de doenças para humanos. “Isso significa que o atual vírus conseguiu escapar de algumas barreiras no mosquito e chegou à glândula salivar”, disse Constância, durante uma palestra em Pernambuco.

O pernilongo é um tipo de mosquito presente em quase todos os países do mundo. No Brasil, sua presença em áreas urbanas é 20 vezes maior que a do Aedes aegypti. Além disso, ao contrário do Aedes, pernilongo é capaz de se reproduzir em água suja.

Fonte: Opinião&Notícia

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: