mar
3

PROFESSOR DE MÚSICA DE OLINDA TEM ARTIGO APRESENTADO EM CONGRESSO INTERNACIONAL

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags

aaa

O artigo “Bossa Nova e Jequibau: músicas em diálogo”, do professor de História da Música do Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo),  Fernando Torres, foi selecionado para participar do XII Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular Rama Latinoamericana (IASPM-AL): “Visiones de América, Sonoridades de América”, que ocorrerá no período de 07 a 11 de março, na cidade de La Habana, em Cuba. O texto foi escrito em parceria com Daniel Vilela, em ocasião do doutorado em Etnomusicologia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde ambos estudam.

Musicólogos de toda a América Latina participaram da seleção do Congresso, sendo selecionados mais de 200 artigos. Após a apresentação, o artigo será publicado na revista da International Association for the Study to Popular Music (IASPM), organização inglesa de onde provém a seção latinoamericana organizadora do evento, que investiga e produz análises na área de música popular, em todo o mundo.

“O objetivo principal do artigo é mostrar as relações existentes entre a Bossa Nova, um movimento genuinamente carioca, e o Jequibau, que é paulista, apresentando de que maneira eles dialogam, apesar de terem sido criados em regiões geográficas distintas, no país. Para o trabalho que realizo com os estudantes de História da Música, no Cemo, é uma contribuição enriquecedora”, comenta Fernando Torres. O Jequibau é um ritmo brasileiro criado por Ciro Pereira e Mário Jequibau Albanese.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: