mar
8

GELADEIRA E AR-CONDICIONADO PODEM SER FOCOS DE DENGUE

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags , ,

A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti continua forte em Pernambuco, onde a infestação bate recorde. Cerca de 45% dos 184 municípios do Estado apresentam número de insetos acima do tolerável, além de estarem em situação de risco de surto de doenças, de acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), elaborado, em janeiro deste ano, pelas prefeituras e computado pela Secretaria Estadual de Saúde.

bgCriadouros do mosquito podem estar em qualquer local que acumule água, inclusive nos eletrodomésticos. No entanto, muita gente não alertou para esses depósitos e mantém o foco de atenção somente na área externa das residências. Mas a bandeja da geladeira e a drenagem do ar condicionado também podem virar criatórios do mosquito.

Na bandeja da geladeira, que fica atrás, a água acumulada é ideal para o depósito de larvas do mosquito, pois armazena a água do sistema de refrigeração e precisa ficar ali. Já que não pode ser retirada deve-se colocar três colheres de sopa de sal de cozinha na bandeja evaporadora localizada na parte traseira do eletrodoméstico.

Especialistas também indicam duas colheres de chá de água sanitária para a eliminação do desenvolvimento de mosquitos no recinto. Esse procedimento deve ser repetido a cada limpeza do recipiente. O tempo que os fabricantes aconselham é de aproximadamente três meses e deve ser feito da seguinte maneira: ao desligar a geladeira por um período superior a 24 horas proceda da seguinte maneira:

bg2• Desligue o plug da tomada.
• Após o descongelamento do produto enxugue bem os compartimentos freezer e refrigerador.
• Enxugue a bandeja de evaporação localizada na parte traseira do produto e quando tiver água acumulada insira o sal ou a água sanitária.

A Soclima Engenharia alerta as famílias a verificarem esses lugares com o máximo de urgência. Quanto antes identificar os focos e agir, menos serão as chances de você e sua família serem infectados pelas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida e eles se desenvolvem rapidamente.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: