mar
22

AÇÕES MARCAM O “DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE”

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Brasil, Olinda, Pernambuco, Saúde     Tags

Terceira principal causa de morte entre as doenças infecciosas no Brasil, a tuberculose mata, anualmente, uma média de 350 pernambucanos. Só em 2015, foram 4.692 novos casos confirmados da doença em todo o Estado. Apesar de ter cura e o medicamento ser oferecido de forma gratuita pelo SUS, a taxa de abandono do tratamento no Estado foi maior que 8% em 2015, colocando Pernambuco como o segundo Estado do País com a maior mortalidade por tuberculose em 2015 (408 casos).

Com o objetivo de chamar a atenção para os riscos da doença e marcar o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, celebrado no dia 24 de março, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Camaragibe e o Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose, promove, nesta quarta-feira (23), uma mobilização social com o objetivo de alertar a população sobre a doença. A ação, das 9h às 13h, ocorrerá no Terminal Rodoviário localizado no bairro de Tabatinga, em Camaragibe.

tuberculose_8513aA ação faz parte da Campanha Mundial de luta contra a tuberculose, que vem sendo realizado desde o inicio do mês em vários municípios do Estado, com o tema “Tuberculose: Testar, tratar, vencer!”.

Além de orientações sobre a tuberculose e tabagismo, haverá exame para detecção da enfermidade (baciloscopia) e testes rápidos de HIV e sífilis. Também serão apresentadas esquetes teatrais.

“O nosso objetivo é realizar uma grande mobilização social, incluindo orientações, atividades educativas e exames. Vamos conversar com as pessoas, explicar sobre a doença e seus sintomas, focando principalmente na população que vive em situação de rua. Com esse trabalho, esperamos reforçar o estabelecimento de parcerias intra e intersetoriais para o enfrentamento dessa doença”, explicou a gerente de Vigilância das Doenças Transmitidas por Micobactérias da SES, Danyella Travassos. A gerente ainda ressalta que estimulou os demais municípios a realizarem atividades neste mês, sempre com foco no público mais vulnerável à doença.

Pelo menos 60 profissionais participarão da mobilização, entre técnicos dos programas estaduais de Controle da Tuberculose/Sanar, IST/Aids, Tabagismo e Operação Lei Seca, além das equipes da secretaria de Saúde de Camaragibe e de outros segmentos da sociedade, como o Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose e alunos da Faculdade de Enfermagem da UPE.

TUBERCULOSE – É uma doença curável e com o tratamento gratuito, afeta principalmente, os pulmões existindo também na forma extrapulmonar (não contagiosa): ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea, entre outras, sendo transmitida pelo bacilo de Koch. A forma pulmonar bacilífera (contagiosa) é a mais relevante em saúde pública por ser a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão. A busca ativa do sintomático respiratório constitui-se na principal estratégia de controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce das formas pulmonares.

Os principais sintomas da doença são tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento. É importante lembrar que as pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e deverão procurar o serviço de saúde mais próximo para a avaliação clínica e realização de exames. Todo o tratamento, que dura em média seis meses, é gratuito.

SANAR – No estado de Pernambuco, a tuberculose faz parte do elenco das doenças acompanhadas pelo Sanar – Programa de Enfrentamento das Doenças Negligenciadas, em 15 municípios considerados prioritários com a maior carga da doença, sendo eles: Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Igarassu, Abreu e Lima, Carpina, Escada, Caruaru, Petrolina e Goiana.

Fonte:

http://www.pe.gov.br/

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: